Após seis anos, Rede de Farmácias São Bento consegue aprovação de plano de recuperação judicial e pagará credores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

São, ao todo, 1.359 credores que poderão receber seus créditos, por meio de imóveis que serão dados em dação e pagamento ou adjudicação, para pagamento da dívida de R$ 73,9 milhões.

A Justiça de Mato Grosso do Sul aprovou, em Assembleia Geral de Credores, nesta terça-feira (15), o novo plano de recuperação judicial da Rede de Farmácias São Bento, que aguarda homologação para dar início ao pagamento das dívidas. Mais de 90% dos credores aprovaram o novo plano de recuperação, sendo 100% na categoria das micro e pequenas empresas, 98% dos credores trabalhistas, 91% da quirografária e 60% garantia real.

São, ao todo, 1.359 credores que poderão receber seus créditos, por meio de imóveis que serão dados em dação e pagamento ou adjudicação, para pagamento da dívida de R$ 73,9 milhões. A proposta, apresentada à Vara de Falências, Recuperações, Insolvências e Cartas Precatórias Cíveis de Campo Grande, agora segue para homologação do juiz. Os advogados Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho, Thiago de Almeida Inácio e Felipe Gonçalves Calvoso, do Escritório Almeida Advocacia, que defendem a empresa no processo, entraram com novo plano em 2019.

De acordo com Carlos Almeida, após levantamento preliminar da situação percebeu-se a existência de muitas filiais inviáveis e dividas acumuladoras mês a mês. “Decidimos interpor pela empresa São Bento novo Plano de Recuperação Judicial, disponibilizando todo o patrimônio da empresa e bens dos sócios a fim de honrar com os credores, resguardar o fisco e os demais credores extraconcursais, e enxugar a empresa, que acumulava grandes dívidas”.

A aprovação do plano é essencial, segundo o advogado Felipe Gonçalves Calvoso, para reabilitar a empresa no mercado e pagar os credores. “Desde o princípio, o grupo tinha grande quantidade de patrimônio congelado em imóveis, os quais não permitiam que a mesma tivesse liquidez ou pudesse concentrar o investimento de seu capital. O pagamento será assim repassado em bens. Serão mais de 50 imóveis que serão dados em dação e pagamento ou adjudicação”.

Para o diretor da Rede São Bento, empresário Luiz Fernando Buainain, “essa decisão de ontem prova que a empresa sempre fez questão que fosse aprovado o plano para honrar com seus credores, haja vista que são credores de um bom relacionamento há muito tempo e queríamos a solução”.

A empresa O Grupo Buainain, capitaneado pela Rede de Farmácias São Bento, iniciou seus negócios no ano de 1948, chegando a mais de 90 filiais. Na época, a mais conhecida do Estado e uma das 10 maiores redes de farmácia a nível nacional.

A trajetória da empresa iniciou-se com o Sr. Adib Assef Buainain, quem inaugurou a primeira filial denominada “Farmácia São Bento”, na Rua 14 de Julho, nº. 232, esquina com a Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, Centro de Campo Grande/MS. No ano de 1982, os filhos de Adib Assef assumiram o comando da empresa, em sucessão familiar, expandindo cada vez mais sua rede de negócios, vindo, posteriormente, a vivenciar os períodos áureos de sua trajetória empresarial, momento em que chegaram a possuir 91 estabelecimentos, apenas na Capital.

Na última década, a rede de empresas passou a ser assolada por uma crise financeira, com a recessão no cenário nacional e internacional, a elevada taxa de juros e a vinda de grandes players do ramo farmacológico para o estado, dentre outros fatores que levaram ao endividamento, pedindo recuperação judicial em 2015.

Fonte: Jornal A Crítica – MS

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacias-podem-vender-ao-governo-por-meio-da-cotacao-eletronica/

Notícias Relacionadas