O pagamento por aproximação vem se consolidando como método mais prático e seguro para viabilizar as transações nas farmácias. Mas como explorar melhor esse recurso?
A Comunicação por Campo de Aproximação (NFC, na sigla em inglês), também chamada de contactless (sem contato) teve alta de 188% em 2022, movimentando R$ 572,4 bilhões e totalizando 11 bilhões de transações, segundo a Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
“Existe um incentivo grande na ponta para perguntar sempre se o cartão é por aproximação. E a conveniência tem sempre espaço para crescer”, observa Giancarlo Greco, presidente da entidade.
É uma facilidade da qual empreendedores do canal farma podem se valer para tornar seus negócios mais dinâmicos. Para oferecer o pagamento por aproximação é necessário conferir a máquina de cartão do estabelecimento. As atuais, em sua maioria, já têm o chip NFC, bastando ativar a opção. O método é autorizado para operações de até R$ 220, sendo necessário ao cliente digitar a senha quando esse valor é ultrapassado.
A maioria dos cartões, tanto de crédito quanto de débito e os que têm as duas funções, já trazem a tecnologia contactless, cuja função deve ser habilitada por meio do aplicativo do banco no qual a farmácia tem conta. Para a segurança de usuários, não há possibilidade de fraudes. É muito difícil para um hacker recriar o código único que os cartões sem contato viabilizam para cada transação, ao contrário das tarjas que são facilmente duplicadas.
O cartão de pagamento por aproximação tem um pequeno chip embutido que emite ondas eletromagnéticas. Quando ele está a poucos centímetros de um terminal de pagamento com tecnologia contactless, as informações de pagamento do proprietário do cartão são transferidas.
Pagamento por aproximação via QR Code
O pagamento por aproximação via QRCode também é uma alternativa prática. O cliente precisa apenas apontar o smartphone para o código para realizar o pagamento diretamente pelo banco. Muitos estabelecimentos usam o QR Code para facilitar as transações instantâneas por PIX. Para lojas de varejo que não contam com serviços de máquina de cartão, essa modalidade tende a ser mais dinâmica.
Uma dica útil a empreendedores que também desejam vender comodidade ao cliente é informá-los sobre os meios de pagamento digitais disponíveis em seu estabelecimento.
5 Vantagens do pagamento por aproximação• Facilidade de uso |