Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Aprenda a reconhecer os sinais de pedras na vesícula

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

or não ter sintomas muito claros ou até mesmo inexistentes, a “famosa” pedra da vesícula pode passar desapercebida, porém a presença de cálculos na vesícula biliar é uma doença bastante comum, principalmente em adultos na faixa entre 40 e 60 anos e, devido às diferenças hormonais, as mulheres têm uma maior tendência para ter pedras na vesícula do que os homens.

A vesícula biliar é responsável por armazenar a bile, um líquido esverdeado que ajuda na digestão das gorduras. No momento da digestão, a bile atravessa os canais biliares e chega ao intestino, mas a presença de pedras pode bloquear esse caminho, causando inflamação da vesícula e dor. Além da faixa etária, fatores que podem acarretar na formação de cálculos na vesícula são o sobrepeso ou obesidade, perda rápida de peso, diabetes e hereditariedade.

Como já destacado a presença do cálculo passa despercebida. É bem comum o paciente saber que é portador de pedras ao fazer exames de rotina, como ultrassonografia. Entre os sintomas mais comuns estão a dor em cólica do lado direito do abdome, logo abaixo das costelas. Essa dor muitas vezes tem seu início após ingestão de gorduras e pode ser seguida de náuseas com ou sem vômitos.

O tratamento para pedra na vesícula deve ser orientado por um gastroenterologista e é feito de acordo com o tamanho das pedras e a presença ou não de sintomas. Pessoas com pedras pequenas ou que não apresentem sintomas normalmente tomam medicamentos para desfazer as pedras, porém, a dissolução dos cálculos pode levar anos.

Por outro lado, para as pessoas que têm sintomas frequentes são indicadas para a cirurgia de retirada da vesícula. Existe também o tratamento com ondas de choque que quebram as pedras da vesícula em pedras menores, assim como é feito nos casos de pedras nos rins.

O tratamento é cirúrgico tem baixo índice de complicações e é realizada por laparoscopia. Com retirada do órgão, o fígado assume a função da vesícula no armazenamento e distribuição da bile.

Como forma de prevenir ou evitar os problemas voltem a ocorrer o ideal é estar atento a alguns fatores que podem causar as pedras na vesícula. Entre os mais importantes e que precisam ser monitorados estão as dietas ricas em gorduras e em carboidratos simples (pães), refrigerantes, dietas pobres em fibras, pacientes diabéticos, tabagistas, hipertensos e que fazem uso prolongado de anticoncepcionais.

Fonte: Globo Esporte

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress