Pioneira na oferta de serviços clínicos nas farmácias com apoio da Eco Diagnóstica, a Drogaria Araujo viu a demanda por testes laboratoriais remotos (TLRs) triplicar nos últimos seis meses.
A rede mineira é considerada um caso de sucesso da inserção da fornecedora de TLRs no varejo farmacêutico nacional. Hoje, a Eco Diagnóstica mantém operações em mais de 1,2 mil PDVs de grandes redes de farmácias, além de estar presente em conceituados hospitais e laboratórios clínicos utilizando as mesmas tecnologias.
“A implementação desses testes na Araujo abriu nossas frentes no setor, a ponto de a companhia funcionar como um autêntico laboratório de inovação para nosso portfólio de produtos”, argumenta Fabiano Queiroz, diretor Comercial Farma da Eco Diagnóstica. Ele complementa alegando que, “com a queda da procura pelos testes de Covid, os clientes são convidados a cuidar dos demais problemas de saúde, que podem ser monitorados com testes simples e rápidos, mas que entregam informações relevantes sobre a sua condição geral.”
Todas as cerca de 320 lojas onde a Araujo gerencia salas de serviços clínicos realizam os testes rápidos de diferentes parâmetros. “Nossos equipamentos de fluoerescência asseguram a realização de exames sanguíneos como beta HCG (gravidez), hemoglobina Glicada, PSA, tireoide (TSH), dentre vários outros. Também contamos com um dispositivo exclusivo para medição de colesterol e perfil lipídico. Sempre utilizamos apenas uma pequena gota de sangue para cada teste, com a mesma qualidade de um teste laboratorial convencional”, acrescenta.
Teste exclusivo da Eco Diagnóstica iniciou na Araujo
As farmácias da Araujo, inclusive, foram as primeiras a receber o novo teste de RT-PCR, exclusivo no mundo. Por meio do RT-PCR Express, os resultados podem ser entregues em até duas horas com a mesma qualidade das testagens oferecidas em laboratórios.
“Colocamos à venda o RT-PCR Express no fim de fevereiro e em quatro meses já registrávamos crescimento acima de 400% na procura por testes da Covid-19. Hoje, temos 60% do share com a comercialização desses exames em Minas Gerais”, observa Isabel Dias, gerente técnica da rede.
A oferta desse lançamento teve início em duas lojas e hoje já está em 17 PDVs. Segundo Isabel, a receptividade tem sido excelente e contribui para incentivar os pacientes a realizar outros testes na farmácia. “Além disso, identificamos um aumento no tíquete médio nesse período. Diferenciais como a laudagem em português e em inglês chamam a atenção de consumidores habituados a viagens rumo ao Exterior”, exemplifica.
Custo-benefício compensador
O novo teste de RT-PCR é baseado em uma plataforma point of care para biologia molecular, fabricada na Coreia do Sul. Todos os reagentes, porém, são produzidos no Brasil.
O dispositivo, aliás, está configurado para implementação de novos tipos de testes. “Vamos adaptar o M10 para exames de dengue, zika, HIV, painel respiratório, e já submetemos o registro para testagem da varíola dos macacos”, antecipa o executivo.
Farmácias dispostas a contar com esse novo teste ou PDVs que buscam estruturar um mix de exames laboratoriais podem acionar a empresa pelo e-mail comercial@ecodiagnostica.com.br.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico