fbpx
O maior canal de informação do setor

Autotestes da Covid-19 revelam 79% de casos positivos

Entidades lançam ferramenta para medição de números e site com orientações à população sobre os autotestes de covid-19

377

Autotestes da Covid-19

Os primeiros resultados de autotestes da Covid-19 no país revelaram 79% de casos positivos. Os dados são fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) com a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). As entidades idealizaram uma ferramenta para aferição de números e criaram o portal meuautoteste.com.br para orientar a população sobre a realização desses exames.

“O dado é muito superior ao índice encontrado nos testes rápidos realizados nas farmácias, o que pode apontar que o autoteste tem sido utilizado por pessoas notadamente sintomáticas, em acompanhamento da doença ou recuperação. Isso reforça a necessidade do autoteste como medida de autocontrole, um instrumento auxiliar importante no combate à Covid-19”, analisa o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Os dados são fornecidos pela Clinicarx, desenvolvedora do aplicativo de autotestes adotado pelos fabricantes. Os indicadores são baseados nas notificações dos próprios pacientes, que reportam o diagnóstico por meio do app acessado pelo QRCode disponível nas embalagens. Os dados de março de 2022 correspondem a 25 mil pacientes de 14 a 80 anos, sendo que 52% são do sexo feminino, 47% do masculino e 1% não informaram o gênero. São Paulo concentra 40,7% do total de autotestes registrados, seguido por Rio Grande do Sul (16,5%) e Minas Gerais (11,8%).

Autotestes da Covid-19 – estados acima da média

São Paulo, aliás, é um dos quatro estados com percentuais de casos acima da média nacional – 84%. O dado mais alarmante está no Rio de Janeiro (96%) e em Santa Catarina (91%). O Ceará vem na terceira colocação, com 88%.

Estados                                % de positivos

Rio de Janeiro                                  96%

Santa Catarina                                  91%

Ceará                                                   88%

São Paulo                                           84%

Paraná                                                76%

Rio Grande do Sul                           72%

Minas Gerais                                     72%

Bahia                                                   71%

Goiás                                                   70%

“Os autotestes representam mais uma opção para a gestão da doença na pandemia. Toda iniciativa que coloque o usuário no centro, ou seja, que dê ao cidadão comum condições de tomar decisões para evitar o contágio ou se proteger melhor, é muito bem-vinda. Pessoas comuns e conscientes de seu papel podem ajudar a si mesmas e a comunidade”, comenta Barreto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação