Cautela é a palavra que melhor define o preparo das farmácias para implementar a venda de autotestes da Covid-19. Segundo a última enquete do Panorama Farmacêutico, seis em cada dez empresas mantêm esse serviço na fila de espera, aguardando desdobramentos da Anvisa em relação à aprovação dos registros.
A enquete mobilizou 2.760 assinantes, dos quais 980 (36%) informam que sua farmácia ainda nem planejou a compra. Outros 774 (28%) só iriam se movimentar após a aprovação dos autotestes pela agência. Apenas 568 (21%) já programaram a aquisição, enquanto 438 (15%) afirmam conviver com dificuldades para pré-encomendar unidades.
No total, a Anvisa já recebeu 30 solicitações de registro, sendo que algumas fabricantes efetivaram mais de um pedido. A primeira requisição partiu da Okay Technology Comércio do Brasil Ltda no último dia 31 (segunda-feira), que pleiteia a liberação de um autoteste importado, realizado com a coleta de swab nasal. A autarquia reiterou que avaliará a eficácia e segurança dos exames, além da regularidade da documentação técnica, acessibilidade das instruções de uso, armazenagem e descarte do produto para o usuário leigo.
As redes ainda preferem não se posicionar, mas a Abrafarma demonstra otimismo e estima que os autotestes estarão disponíveis no grande varejo farmacêutico em até cinco semanas. “O preço também tende a ficar abaixo do praticado nos testes de antígeno, pois não envolve os serviços farmacêuticos agregados sequer a estrutura exigida para testagem dentro da farmácia”, acrescenta Sérgio Mena Barreto, CEO da entidade.
Fabricantes aceleradas
Enquanto isso, fabricantes como a MedLevensohn estão prontas para importar e distribuir o produto em território nacional. “Estamos em fase final de tratativas com fornecedores internacionais para trazer o MedTeste Autoteste COVID-19 AGl”, adianta Anna Luiza Szuster, diretora de Relações Internacionais e Farmacêutica.
A Eco Diagnóstica acredita que o processo de registro, embalagem e produção dos primeiros lotes do Autoteste COVID Ag Detect deve levar cerca de 20 a 30 dias. “Trata-se do mesmo teste de antígeno que fabricamos, totalizando em torno de 20 milhões de unidades”, revela o diretor comercial Fabiano Queiroz.
Nova enquete
A enquete que está no ar debate as barreiras para a disseminação do modelo de e-clínicas no varejo farmacêutico. O que falta para o Brasil repetir exemplos como os da Índia, que implementou esse modelo em mais de 40 mil farmácias locais?
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacia-reduzir-dependencia-de-testes/