O balanço da Hypera referente ao primeiro trimestre de 2024 revela um lucro líquido de R$ 391,5 milhões. Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira, dia 26.
O montante é 15,4% maior do que o registrado no mesmo período de 2023. Outro avanço na casa dos dois dígitos foi o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que cresceu 10,2%, chegando aos R$ 647,8 milhões.
Fechando o tema lucro, o líquido contábil fechou em R$ 388,9 milhões nos três primeiros meses do ano, o que aponta um avanço de 14,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Balanço da Hypera: sell-out no varejo fez receita crescer
Outro destaque positivo para o balanço da indústria foi sua receita líquida, que cresceu 7,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023, totalizando R$ 1,827 bilhão.
De acordo com a Hypera, o principal motor para tal avanço foi o sell-out no varejo farmacêutico. O indicador apresentou um crescimento de 7,1%, aproximadamente 2,2 pontos percentuais acima do mercado.
Dentre os negócios que lideraram o avanço nas vendas estão o skincare, os produtos de prescrição e similares. As categorias mais representativas foram cardiologia, ginecologia, antiespasmódicos e náusea.
Categorias em contrafluxo
Apesar de categorias como dor e febre, gripe e respiratório serem carros-chefes da atuação da Hypera, desde 2023 elas não performam como o esperado. No acumulado do ano passado, a queda foi de 3%.
No primeiro trimestre de 2024, a maré virou, crescimento de cerca de 2%, mas os problemas ainda não acabaram. Isso porque as outras categorias cresceram próximas dos 10% no mesmo período.