A farmacêutica alemã Bayer comunicou que está mudando o foco de seus negócios farmacêuticos para os EUA e para longe da Europa, onde os governos estão cometendo “grandes erros” na forma como gerenciam os orçamentos de saúde. As informações são do Financial Times e do First World Pharma.
Segundo a reportagem o chefe da divisão farmacêutica da companhia, Stefan Oelrich, afirmou que os formuladores de políticas da União Europeia e do Reino Unido estão transformando o continente em um lugar “hostil à inovação” para fazer negócios.
“Os governos europeus estão tentando criar incentivos para investimentos em pesquisa, mas estão tornando nossas vidas miseráveis do lado comercial”, disse Oelrich, acrescentando que “se você não tem vendas, pode se beneficiar do lado dos custos o quanto quiser, mas não é uma boa equação.”
Bayer se concentrará em mercados do EUA e China
Como resultado, Oelrich diz que a Bayer está “despriorizando a Europa até certo ponto” e se concentrando nos EUA e na China, onde a divisão farmacêutica da empresa já estabeleceu uma presença considerável. Ele observou que a China está se tornando cada vez mais receptiva quando se trata de inovação, enquanto os preços mais altos dos medicamentos nos EUA permitem que a empresa compense a inflação.
A região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) responde por cerca de 40% das vendas da divisão farmacêutica da Bayer, segundo o relatório do Financial Times, enquanto a América do Norte e o resto do mundo respondem por 23% e 37%, respectivamente. Oelrich disse que a empresa está investindo pesadamente nos Estados Unidos, onde nos últimos anos adquiriu a Asklepios BioPharmaceutical e a Vividion Therapeutics em negócios no valor combinado de até US$ 6 bilhões.
Precificação no Reino Unido
As ações da Bayer coincidem com a retirada da AbbVie e da Eli Lilly de um acordo de precificação de medicamentos no Reino Unido, conhecido como Esquema Voluntário para Preços e Acesso a Medicamentos de Marca, devido ao que dizem estar penalizando a recuperação da receita.
O esquema exige que as empresas paguem uma porcentagem das receitas ao governo se a conta geral do NHS para medicamentos aumentar mais de 2% ao ano. Em 2022, a taxa foi fixada em 15%, gerando £ 1,8 bilhão (US$ 2,2 bilhões) em descontos da indústria, enquanto a taxa este ano aumentou para 26,5% e está prevista para custar £ 3,3 bilhões (US$ 4 bilhões).
A Bristol Myers Squibb alertou recentemente que o programa poderia desviar investimentos do Reino Unido. A Alemanha também aprovou uma nova lei em outubro destinada a reduzir a conta de medicamentos do país.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico