Alexis Perakis-Valat, presidente global da divisão de consumo da L’Oréal, afirmou que diferentes inovações da companhia, agora presentes em seus produtos mundialmente, foram desenvolvidas no Brasil.
O Rio de Janeiro, por exemplo, abriga dois grandes centros de pesquisa da empresa, nas ilhas de Bom Jesus e do Fundão. Os laboratórios empregam mais de 150 pesquisadores, focados no atendimento da vasta variedade de cabelos e tons de peles presentes no país, fato muito raro de ocorrer em outras nações.
“A ciência sempre esteve no coração da L’Oréal. É por isso, por exemplo, que temos grandes laboratórios no Rio com muitas pessoas, porque nossa empresa tem raízes na ciência”, afirma o executivo ao ser perguntado sobre a autodescrição da empresa como uma beauty tech.
Outros fatores que fazem com que o Brasil se destaque no mercado de beleza e cosméticos incluem seu volume de negócios, que o configura como o quarto maior país no segmento, e o elevado nível de exigência da população, especialmente com os produtos utilizados em tratamentos capilares.
Desempenho do produto no Brasil é parâmetro essencial
“Como estamos ganhando no Brasil e os brasileiros são os mais exigentes em cuidados com o cabelo, levamos isso para o mundo todo. Uma inovação como o ácido hialurônico em xampu nasceu aqui, mas agora temos na Europa, nos EUA e na China”, explica Perakis-Valat.
A introdução da substância nos xampus marcou a primeira vez no mercado global em que um ingrediente utilizado no cuidado com a pele foi aplicado em linhas dedicadas ao cabelo.
“Por isso, uma das grandes prioridades dos nossos laboratórios é inventar o melhor produto de cuidados capilares para o mercado brasileiro. Essa é uma meta chave porque é como se costuma dizer: se você conseguir aqui, consegue em qualquer lugar”, adiciona.
A Elseve, por exemplo, é uma das marcas da companhia que mais se destaca no país. Alcançando a liderança do segmento recentemente, a linha dobrou sua participação no mercado nos últimos cinco anos mesmo sendo comercializada a um preço 50% acima do valor médio de seus concorrentes.
Brasil e México ainda foram responsáveis por metade do crescimento apresentado pela divisão de produtos de grande público, ou consumer products division, departamento que gerou 37% dos €43,48 bilhões (R$ 273,29 bilhões) arrecadados pela L’Oréal em 2024.
Projeto de inovação da L’Oréal tem IA assistente
Outra novidade divulgada pela empresa são as inteligências artificias que atuam como uma espécie de auxiliar no momento da venda. O Beauty Genius, por exemplo, foi lançado nos Estados Unidos e permite que a pessoa fale, escreva e faça perguntas como se tivesse um assistente de moda no bolso. A IA ainda é capaz de identificar a cor de pele e recomendar os produtos que mais se adequam a ela.