O Canabidiol é um dos princípios ativos da Cannabis sativa. O composto também pode ser conhecido pela sigla CBD. Esse extrato pode ser utilizado no combate a diversas doenças, como epilepsia e fibromialgia.
Veja também: Anvisa aciona Justiça para impedir produção de canabidiol …
Apesar do preconceito que permeia o Canabidiol por ser um derivado da maconha, o composto tem vários usos e pode ser um grande aliado dos pacientes. Tire suas dúvidas no texto abaixo.
Siga nosso Instagram
O que é Canabidiol?
Presente em 40% dos extratos da erva, o Canabidiol age nos receptores canabinóides do cérebro. Diferentemente do THC, esse composto não possui ação psicoativa.
Na farmacologia, o Canabidiol é utilizado no combate de diversas doenças, como já citado. Isso devido aos seus efeitos anticonvulsivantes, ansiolíticos, neuroprotetores, anti-inflamatórios e antitumorais.
Para que pode ser usado?
Com os efeitos já citados, o Canabidiol é usado nas seguintes situações:
- Para reduzir episódios de convulsão
- Reduzir ansiedade
- Reduzir dor e náusea
- Aumentar apetite
Esses dois últimos usos são comuns em pacientes que realizam quimioterapia, para aliviar os efeitos colaterais do tratamento para câncer.
Como ele age?
O cérebro humano tem receptores próprios para algumas substâncias. O Canabidiol, como outros medicamentos, atua exatamente neles.
O Canabidiol liga-se aos receptores CB1 e CB2, e impede que outras substâncias os afetem. Já no caso do 5-HT1A, que é um receptor de serotonina, a conexão do CBD pode trazer efeitos antidepressivos.
Quais os efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais do Canabidiol são considerados leves. O fármaco pode causar:
- Queda de pressão
- Interação medicamentosa com remédios hepáticos
- Tontura
- Boca seca
- Sonolência
Contraindicações
O Canabidiol é contraindicado para grávidas e alérgicos ao princípio ativo. Pacientes que consomem medicamentos de metabolização hepática, ou seja, no fígado, devem informar o profissional de saúde antes de utilizar o CBD.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!