Canais digitais da Farma Conde crescem 500%
Rede planeja alcançar 20% de participação dos canais
digitais no faturamento da companhia em 2026
por César Ferro em
por César Ferro em
A operação digital da Farma Conde segue em ritmo acelerado de expansão. Em outubro, as vendas online representaram 8,54% do faturamento total da rede de farmácias, ante 5,3% registrados em dezembro de 2024. No acumulado de janeiro a setembro, o volume de negócios nesse segmento cresceu impressionantes 140% em relação ao mesmo período do ano passado.
A meta é encerrar o ano com 11% de participação e quase dobrar esse índice até 2026, alcançando 20%. O avanço digital da Farma Conde não é recente. Entre fevereiro e outubro de 2024, as transações pelo e-commerce tiveram alta de 497%. E desde o mês de abril a varejista vem reforçando a aposta na integração com a loja física.
“Hoje, 71% vendas digitais são realizadas pelo modelo clique e retire. Portanto, se os PDVs não fizerem parte da estratégia digital, a jornada de consumo que queremos estimular estará incompleta”, afirma Vaner Teixeira, diretor de Inovação e Transformação Digital da companhia. Ao assumir o cargo há cerca de sete meses, o executivo percorreu diversas unidades da rede para compreender e aprimorar o modelo de atendimento junto ao Diretor de Operações, Diogo Sobrinho.
O papel das lojas físicas nas vendas online da Farma Conde
Durante as visitas, o foco foi otimizar o processo de preparo e separação dos pedidos. A mudança de fluxo e processo trouxe mais velocidade e qualidade ao atendimento, alinhando à necessidade de agilidade dos clientes.
“Precisamos encantar o cliente que vem do digital para a loja física. Se ele busca rapidez, é isso que deve encontrar. Essa boa experiência é o que o fará voltar”, destaca. Após o diagnóstico, a varejista mapeou as unidades com maior volume de retiradas e ajustou o mix de produtos conforme a demanda online, reduzindo rupturas e otimizando o estoque.
Eficiência operacional trouxe economia e reconhecimento
Como parte desse processo, a Farma Conde implementou algumas ferramentas que utilizam IA para indicar o remanejamento de estoque entre as unidades da rede. Em seis meses, as aplicações movimentaram mais de R$ 50 milhões em mercadorias de forma autônoma.
As melhorias também refletiram no desempenho operacional. A rede foi eleita a melhor farmácia do Brasil pelo iFood, com 75% dos pedidos entregues em menos de 20 minutos, 4% de ruptura e 3% de cancelamentos. O tempo médio entre a chegada do entregador à loja e sua saída é de apenas dois minutos e meio.
Black Friday deve atrair 30% mais vendas em novembro
Para evitar sobrecarga nas lojas e distribuir melhor as vendas, a Farma Conde realizará sua campanha de Black Friday durante todo o mês de novembro, com promoções atualizadas semanalmente. As ofertas incluem descontos de até 90% em produtos selecionados e 10% de cashback a cada R$ 100 em compras realizadas aos domingos. “Esperamos que as vendas digitais aumentem cerca de 30% em relação a outubro, que já foi um mês muito positivo nesse quesito”, projeta Teixeira.
Reformulação no layout e no atendimento
Com cerca de 3% do faturamento reinvestido em digitalização, a empresa lançará ainda em novembro um novo aplicativo e e-commerce. A mudança não se limitará à identidade visual e representa uma transformação na forma de se relacionar com o consumidor.
“O objetivo é abandonar o modelo puramente transacional e estabelecer uma conexão contínua com o cliente”, ressalta. O novo app permitirá uma maior interação entre o usuário e a Farma Conde, disponibilizando serviços, acesso as bulas, lembretes de recompra de medicamentos de uso contínuo e dezenas de novas funcionalidades.