E-commerce da Farma Conde cresce quase 500% no ano

Descentralização da logística e lojas físicas como micro CDs puxam avanço

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E-COMMERCE DA FARMA CONDEFarma Conde, varejo farmacêutico
Foto: Divulgação

O e-commerce da Farma Conde vem computando resultados expressivos e sustentando a expansão da rede, em paralelo ao aumento do volume de lojas físicas por meio de franquias. Entre fevereiro e outubro, a plataforma apresentou um salto de 497% nas vendas.

O canal digital próprio da rede de farmácias, que engloba as operações efetivadas no site e no aplicativo, já cresce acima da média geral de vendas online. Levando em conta marketplaces como IFood e Rappi, o faturamento teve avanço em torno 300%.

“Queremos cada vez mais melhorar a experiência de compra do nosso cliente no ambiente virtual. E esse movimento está diretamente ligado à nossa expansão territorial”, afirma Flávio Almeida, head de operação online.

E-commerce da Farma Conde sustenta crescimento na capilaridade física

Criado em 2019, o e-commerce da Farma Conde inicialmente centralizava a distribuição dos produtos comercializados por meio do CD de São José dos Campos (SP). “Mas essa estratégia não atendia às demandas do consumidor com a velocidade que esperávamos”, afirma.

Essa dor estimulou a rede de farmácias a estruturar suas lojas como pontos para agilizar a distribuição. “Desde 2023 nossas unidades passaram a funcionar como micro CDs”, explica o diretor de marketing Fábio Martins. Além de possibilitar entregas em cerca de 43 minutos, a iniciativa também levou a plataforma a incrementar em dez vezes o volume de negócios mensal.

Dos mais de 500 pontos de venda gerenciados pela varejista, metade já vem sendo utilizada nesse modelo. A expectativa é que toda a operação esteja integrada até o próximo mês de fevereiro.

Canal digital já representa 12% das vendas

Das vendas da Farma Conde, mais de 12% acontecem a partir de plataformas digitais. Dessa fatia, 25% dos negócios provêm das soluções próprias do grupo. “Nosso e-commerce e app já ganharam muita representatividade, saltando de 7% para um quarto das vendas digitais”, afirma Almeida.

Apesar de olhar para dentro da casa, a varejista ainda reconhece a relevância das plataformas de terceiros. “Por isso, estamos investindo em lojas oficiais nos marketplaces, ao mesmo tempo em que investiremos em personalização e fidelização”, acrescenta.

Rede fará ações na Black Friday 

Com descontos de até 82% em diversos produtos, a Farma Conde usará suas plataformas digitais para entrar na onda da Black Friday. A campanha deste ano também inclui um “esquenta”, que antecipou ofertas três semanas antes do dia oficial, no próximo 29 de novembro. “Essa campanha só é possível graças a um planejamento estratégico e parcerias com laboratórios e distribuidores”, afirma a vice-presidente de marketing Giovana Conde.

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