São diversos os fatores que podem desencadear coceira na pele, seja acompanhada de uma erupção cutânea ou até mesmo sem que haja alguma lesão visível. A Associação da Academia Americana de Dermatologia elencou algumas causas para o problema e o que pode ser feito para aliviar o desconforto.
Causas de coceira na pele
- Pele muito seca – A pele extremamente seca pode coçar intensamente. Quando isso ocorre, o ideal é aplicar um creme ou pomada hidratante, massageando suavemente a pele.
- Sinal de doença – Coceira persistente pode ser um sinal de várias doenças, como linfoma de Hodgkin ou linfoma cutâneo de células T. Também pode ser um sinal de doença renal avançada e geralmente se desenvolve em pessoas que estão prestes a precisar de diálise ou que estão atualmente recebendo diálise. Nessas pessoas, a coceira pode ser generalizada e especialmente intensa nas costas, braços e pernas.
A coceira também é comum em pessoas com doença hepática, como hepatite C, cirrose ou ducto biliar obstruído. Quando a coceira é um sinal de doença hepática, ela geralmente começa nas palmas das mãos e plantas dos pés e se espalha para outras partes do corpo.
Um dermatologista geralmente desempenha um papel fundamental no diagnóstico dessas doenças porque a coceira pode ser o único sintoma. - Reação alérgica – Nossa pele pode desenvolver uma reação alérgica a muitas substâncias. Uma das mais comuns é o níquel, encontrado em muitos produtos que tocamos todos os dias, tais como telefones celulares, joias, armações de óculos, zíperes e fivelas de cinto. Outras substâncias que podem causar uma reação alérgica na pele incluem esmaltes, fragrâncias, xampus, látex e cimento.
- Maiores de 65 anos – À medida que envelhecemos, nossa pele muda. Aos 65 anos, nossa pele está mais fina e com menos umidade. A pele seca pode coçar. Como a coceira na pele tem muitas causas, é melhor consultar um dermatologista. Se o incômodo for causado pela pele seca, ele pode recomendar fazer algumas mudanças nos cuidados com a pele e usar quantidades generosas de hidratante.
- Medicação – A coceira pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, como aspirina, analgésicos prescritos chamados opioides e alguns medicamentos para pressão arterial. Também pode ser um efeito colateral do tratamento do câncer.
Problema no nervo – Quando um nervo não está funcionando corretamente, ele pode causar coceira na pele. Se houver dano ao longo de um nervo devido a uma doença ou lesão, você também pode desenvolver coceira na pele. Ela tende a ocorrer em um local do corpo e não provoca erupção cutânea. As doenças que podem causar esse tipo de coceira incluem cobreiro, AVC e esclerose múltipla. Muito tempo depois que a erupção cutânea desaparece, você pode sentir dor, dormência, coceira e formigamento que podem durar meses – ou anos.