Os chatbots do WhatsApp despontam como principais meios de integração do varejo com os usuários do aplicativo. Farmácias que buscam potencializar resultados com suas vendas digitais precisam, cada vez mais, se adaptar a essa plataforma.
Dados divulgados pela empresa de publicidade e propaganda We Are Social revelaram que, em 2023, mais de 93% dos brasileiros entre 16 e 64 anos tinham o aplicativo instalado em seus celulares. O número representa aproximadamente 169 milhões de consumidores.
No varejo, 79% desses usuários já entraram em contato com uma empresa pelo app na tentativa de tirar dúvidas (77%), pedir suporte técnico (67%), contratar um serviço (66%) ou efetuar compras (62%).
Conheça as principais funcionalidades dos chatbots do WhatsApp
O Brasil conta atualmente com 164 mil chatbots do WhatsApp em funcionamento, oferecendo ferramentas como sistemas de CRM, ERP e e-commerce. Tarefas rotineiras como a atualização de boletos, confirmações de pedidos ou mudanças no status de entregas podem ser realizadas sem a mão de obra humana.
“Essas tecnologias integram canais como site e redes sociais – Facebook Messenger e Instagram Direct – ao atendimento via WhatsApp, tornando tudo mais prático e rápido. E ainda realizam o atendimento automaticamente”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital.
Outras funcionalidades incluem a disponibilização de meios de pagamento diretamente na plataforma, simplificando o processo. “O objetivo é proporcionar uma experiência de compra fluida, eliminando barreiras e ampliando as chances de conversão”, complementa o executivo.
É importante ressaltar também que, sempre que possível, é aconselhável a opção por um chatbot que seja oficialmente parceiro do Grupo Meta, possibilitando uma integração mais eficiente e segura ao API oficial do WhatsApp.
“Com o avanço da API Oficial do WhatsApp como plataforma central para vendas, atendimento e marketing, as marcas que aderirem a essas tendências estarão alinhadas às práticas globais de comunicação e inovação em 2025. Isso permitirá a oferta de jornadas de compra diferenciadas e a conquista de uma fatia maior de clientes em um mercado cada vez mais competitivo”, argumenta.