Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cientistas da UFPR debatem uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) debatem, na terça-feira (16), às 10h, o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para tratamento da Covid-19, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

O debate será em um evento online e gratuito para a população, com transmissão pelo Youtube. O objetivo da discussão é combater a desinformação e terá a presença de três pesquisadores que são especialistas nos medicamentos.

Andréa Emilia Marques, professora na UFPR nos cursos de Farmácia e Biomedicina, e Fellype de Carvalho Barreto, professor do curso de Medicina da universidade, orientaram uma pesquisa sobre o efeito da cloroquina no corpo humano.

De acordo com a UFPR, a pesquisa, que começou a ser feita em 2016, concluiu que o remédio causa danos e efeitos tóxicos nas células endoteliais, presentes nos vasos sanguíneos.

Marcelo Beltrão Molento, professor do curso de Veterinária da UFPR, e também fará parte do debate. O médico veterinário trabalha há mais de 25 anos com a ivermectina e estuda como o medicamento pode melhorar condições de saúde de humanos e animais, de acordo com a universidade.

Segundo a UFPR, a ivermectina é um remédio antiparasitário eficiente no combate de sarna, piolho, larvas e parasitas gastrointestinais, mas não tem eficácia contra um vírus.

A discussão sobre os medicamentos faz parte do evento Divulga Ciência AE, organizado pela Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

Coronavírus no Paraná

Desde o início da pandemia, o Paraná registrou 758.740 diagnósticos de Covid-19 e 13.519 óbitos pela doença, conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O boletim da secretaria aponta que a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos com coronavírus, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no estado, é de 96%.

Fonte: G1

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/cientistas-da-ufpr-debatem-uso-de-medicamentos-sem-eficacia-comprovada-no-tratamento-da-covid-19/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress