Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Com alto índice de gripe, pacientes relatam falta de remédios em drogarias de Manaus

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Manaus (AM) – Após a súbita elevação de casos de síndrome gripal em Manaus, pacientes têm reclamado da falta de medicamentos nas drogarias e farmácias na capital amazonense. O aumento nos casos da doença também tem refletido no alto número de atendimentos nos postos de saúde. A procura é devido ao período de chuvas comuns no final do ano, conhecido como ‘inverno amazônico’.

Veja também: Projeto recolhe medicamentos em desuso em Natal e alerta para riscos socioambientais

Conforme enquete feita nas redes sociais do Portal Tucumã, 69% dos internautas estão com dificuldade de comprar remédios por falta de medicações nas farmácias de Manaus. Entre as medicações em falta, estão Zyxem gotas – anti-histamínico de terceira geração usado, para o tratamento de rinite alérgica e Profenid gotas, inflamatório não-esteróide, com efeitos analgésicos, anti-inflamatório e anti-reumático.

Siga nosso Instagram

Um gerente de farmácia na Zona Norte de Manaus, que não quis se identificar, disse que é comum o aumento da procura nessa época. ‘Nesse período sempre há aumento na procura por esse tipo de medicamento, e as distribuidoras demoram um pouco para abastecer’, disse o gerente.

Monitoramento

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que monitora o aumento de casos de Influenza no Amazonas, que apresenta 494 casos da doença, apresentando 8% de positividade entre os exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) desde o início de novembro até esta sexta-feira (17).

Os 494 casos foram confirmados a partir do processamento de 6.175 amostras no Lacen-AM. O Amazonas enfrenta período sazonal para a ocorrência de vírus respiratórios, entre a Influenza A (H3N2), que coincide com o período chuvoso no estado, registrado entre novembro e maio anualmente.

Conforme levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, foram registrados 262 casos no período de 12 a 17 de dezembro, que ainda segue em curso, representando 33% de positividade. Já no período de 21 a 27 de novembro, foram registrados 53 casos, 6% de positividade.

Ainda segundo o levantamento, a faixa etária mais acometida pelo vírus inclui pessoas de 20 a 29 anos, com 212 casos. O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, destaca que, apesar do aumento, a maioria dos casos são de quadro clínico leve e sem necessidade de internação hospitalar.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a população deve ficar atenta caso apresente sintomas gripais, e procurar atendimento médico em unidade de saúde mais próxima, dependendo da gravidade dos sintomas.

Em caso de febre, dores no corpo de forma leve, corizas, procurar inicialmente uma unidade básica mais próxima. Caso o quadro seja um pouco mais grave, como falta de ar, cansaço e outros sintomas associados, procurar serviço de pronto atendimento ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Fonte: Portal Tucumã

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress