Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Prioridade para medicamento com IFA nacional avança na Câmara

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Indústria nacional pensa em estratégias para produzir IFAs

A produção nacional de medicamentos ganha um incentivo da Câmara dos Deputados. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou a proposta que estabelece prioridade no registro de remédios com insumo farmacêutico ativo (IFA) produzido no Brasil. O projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para na sequência ir ao plenário. As informações são da Agência Câmara.

A proposta estende-se a todas as demais análises que estiverem sob responsabilidade da Anvisa. O colegiado da Câmara acolheu o substitutivo do relator, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) , ao Projeto de Lei 4209/19 , do Senado. O parlamentar incluiu um dispositivo para que medicamentos considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e fabricados com IFA nacional tenham prioridade nas compras governamentais.

O substitutivo aprovado pela comissão altera também a Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Assim, a margem de preferência para compra de medicamentos com IFA nacional poderá ser de 10%, 15% e 20%, a depender do grau de integração produtiva a ser definido em regulamentação futura.

Cenário atual

Atualmente, o Brasil fabrica apenas 5% dos itens necessários para a produção de medicamentos. Mais de 90% dos remédios acabados e dos princípios ativos dos genéricos são importados, a maior parte da China e da Índia. Juntos, esses países respondem, no mundo, por 40% do total dos insumos farmacêuticos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas