Como utilizar o ROIC para medir o retorno da empresa

Indicador orienta empreendedores em decisões de investimento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ROICFarmácias, orientação empresarial
Foto: Freepik

Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

O ROIC (retorno sobre o capital investido) é um indicador do sucesso financeiro de um empreendimento. Sinaliza se a empresa está aproveitando ao máximo seu capital, tomando as decisões de investimento mais rentáveis.

 

Qual o maior impacto da inflação no seu negócio?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

O consultor Oscar Malvessi detalhou a importância crescente do ROIC como parâmetro para aferir se a empresa está saudável e gera lucro efetivo. “Em compensação, se o indicador for inferior ao custo de capital, significa que os investimentos realizados não estão gerando valor suficiente para cobrir os custos.

Segundo o especialista, o ROIC ganhou espaço no mundo corporativo em substituição ao ROI, conceito que teve origem há quase 100 anos e foi amplamente adotado como o padrão de análise financeira para as empresas.

“Embora tenha sido uma ferramenta útil no passado, o ROI ignora aspectos fundamentais, como a distinção entre ativos operacionais e os ativos financeiros. Ele também não oferece uma visão clara sobre a lucratividade em relação ao WACC, aspecto crucial para avaliar se a empresa está realmente criando valor para seus acionistas”, alerta.

Como calcular o ROIC?

ROIC = lucro operacional líquido (ou NOPAT)/ capital total investido

Lucro operacional líquido: receitas líquidas – custos e despesas operacionais, já descontado o Imposto de Renda

Capital total investido: soma de todos os fundos investidos no negócio, incluindo capital próprio e dívida

O indicador é expresso como um valor anual para possibilitar comparações entre diferentes anos e analisar o desempenho da empresa ao longo do tempo.

Como interpretar o ROIC?

O ROIC deve ser analisado em conjunto com outros fatores e métricas financeiras antes da decisão por qualquer investimento.

  • Margens de lucro, crescimento da receita e retorno sobre o patrimônio líquido também são dados que devem ser considerados
  • Um ROIC mais alto em comparação com o dos concorrentes pode indicar uma posição mais forte
  • Avaliar a taxa livre de risco. se o retorno sobre o capital investido não superar os investimentos considerados em risco, pode indicar problemas
  • Compreender o setor e o modelo de negócios. Alguns setores podem ter naturalmente ROICs mais altos devido à natureza de seus investimentos

“Ao utilizar os indicadores como a margem do lucro operacional líquido após imposto de renda (LOLIR) e o giro do capital investido médio, o ROIC oferece uma visão mais minuciosa e precisa do desempenho do negócio. Em outras palavras, ele vai além dos números das demonstrações contábeis”, resume.

Notícias Relacionadas