A urologia é uma especialidade médica que se ocupa do sistema urinário dos humanos, que é composto pelos rins, bexiga, ureteres, vesículas seminais e próstata.
Ela estuda as suas funções e condições patológicas, além de se ocupar do tratamento das doenças desse sistema.
O homem não teve sempre acesso a todas as informações sobre a urologia. Por meio da história, é possível compreender como o conhecimento se tornou mais amplo, permitindo que hoje os urologistas possam tratar e ajudar milhões de pessoas com patologias urinárias.
Neste artigo, buscaremos entender essa especialidade, sua evolução ao longo dos anos e principais doenças tratadas.
O que é a urologia?
A urologia é uma especialidade da medicina que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas ao sistema urinário.
Os urologistas são médicos especializados em cirurgias, medicina da reprodução, nefrologia, ginecologia, andrologia e outras especialidades fora da em questão.
A história da especialidade
Embora as pessoas já possuíssem conhecimento sobre sistemas urinários desde as civilizações antigas, foi na medicina moderna que a urologia se desenvolveu.
O médico alemão Maximilian Nitze foi considerado o precursor da especialidade, ao escrever livros sobre o tema no começo dos anos 1830.
O americano Hugh H. Young, por sua vez, foi quem criou os padrões modernos para o tratamento de doenças do sistema urinário.
Doenças tratadas
A principal patologia tratada pela urologia é a cistite, que é uma inflamação da bexiga que se manifesta como dor ou desconforto nos órgãos urinários.
Outras doenças muito comuns tratadas na urologia são a litíase renal, infecção urinária, incontinência e doenças da próstata.
Procedimentos
As doenças tratadas pela urologia possuem procedimentos específicos para seu tratamento. Existem duas principais variações destes procedimentos: a cirurgia e não cirúrgicos.
Procedimentos cirúrgicos mais comuns para a especialidade são a litotripsia, a cirurgia para o câncer da próstata, a nefrectomia para remoção do rim, e a vasectomia.
Tratamentos não cirúrgicos comuns são a terapia com ondas de choque e a absorção de cálculos urinários.
Tecnologia
A tecnologia usada em urologia também evoluiu dramaticamente nos últimos anos, com novos exames de imagem, mais seguros e precisos, assim como a introdução de tratamentos não cirúrgicos eficazes.
A tomografia computadorizada avançada (TCA), ultrassonografia, ressonância magnética e a análise de sangue estão entre as principais técnicas de diagnóstico usadas na especialidade.
Conclusão
A urologia é uma especialidade de medicina que tem evoluído muito ao longo dos anos, dando aos profissionais mais conhecimento sobre o sistema urinário e melhores condições para tratar as doenças nele presentes.
A tecnologia usada na área também tem se desenvolvido, permitindo aos urologistas diagnósticos mais precisos e tratamentos de alta tecnologia para os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos.
Portanto, se você está passando por algum problema urinário, procure um especialista na área. Ele será capaz de identificar a natureza da doença e prescrever o tratamento mais eficaz para tratá-la.
Seja ele cirúrgico ou não cirúrgico, o mais importante é que você busque tratamento para se sentir melhor.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.