O diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Essa doença consiste na incapacidade do organismo de produzir ou utilizar a insulina adequadamente, necessária para que o corpo funcione de forma saudável.
É preciso que as pessoas entendam o que causa a diabetes, como ela pode ser tratada e como as pessoas podem preveni-la ou conviver com ela.
Este artigo fornecerá informações detalhadas sobre o diabetes mellitus, incluindo sua definição, sintomas, tratamentos e recomendações de gerenciamento. Aprender sobre diabetes pode ajudar a garantir que as pessoas afetadas pelas formas mais comuns da doença mantenham-se saudáveis.
O que é diabetes mellitus?
Essa doença de longo prazo afeta o metabolismo da glicose. Quando uma pessoa tem diabetes, seu corpo não pode produzir ou usar insulina de forma adequada.
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, que ajuda a quebrar os alimentos em energia.
Existem quatro tipos principais: pré-diabetes, tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. O tipo 1 e 2 são os mais comuns e são tratados de formas diferentes.
Sintomas
Os sinais do diabetes tipo 1 geralmente aparecem de forma súbita. Os sintomas mais comuns incluem:
– Sede excessiva
– Micção frequente
– Fatiga
– Visão turva
– Fome
– Perda de peso
– Feridas que demoram muito para cicatrizar
– Dores nas pernas
– Formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés
Os sintomas do diabetes mellitus tipo 2 geralmente são mais sutis, às vezes não aparecendo por anos. Esses sintomas incluem:
– Fadiga
– Sede excessiva
– Visão turva
– Micção frequente;
– Feridas que demoram muito para cicatrizar
– Aumento do apetite
– Infecções recorrentes
– Dores nas pernas
– Formigamento ou dormência nas mãos ou pés
Tratamento
O tratamento do diabetes mellitus depende do tipo da doença. O diabetes tipo 1 geralmente é tratada com insulina, dieta balanceada e exercícios.
Já o tratamento do diabetes tipo 2 usualmente envolverá mudanças no estilo de vida, como a perda de peso, melhor alimentação e aumento da atividade física.
Muitas vezes, também é necessário o uso de medicamentos orais ou injeções de insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue.
Convivendo com o diabetes
O gerenciamento do diabetes também depende do tipo da doença, pois cada um tem sua forma única de tratamento.
As pessoas com diabetes tipo 1 são incentivadas a testar seus níveis de açúcar no sangue regularmente, entre quatro e seis vezes por dia, utilizando um medidor de glicose.
Já as pessoas com diabetes tipo 2 também devem monitorar seus níveis de açúcar no sangue regularmente, mas em situações específicas, como antes de comer e antes de se deitar.
O objetivo é manter o nível entre 70 e 130 mg/dl.
Além disso, as pessoas com qualquer tipo de diabetes devem seguir os conselhos de um nutricionista para comer de forma saudável; praticar exercícios regularmente, descansar o suficiente, manter uma boa higiene e evitar o estresse.
Criar e seguir um plano de tratamento saudável e obedecer às instruções médicas é a melhor forma de conviver com a doença.
Se você acha que pode ter diabetes, é importante procurar ajuda médica. Com o tratamento adequado, pode-se ter uma vida saudável e feliz.