Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Confirmada a presença da bactéria da peste bubônica em paciente em São Gonçalo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma paciente, de 57 anos, internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, foi diagnosticada com a presença da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica. A mulher está no isolamento para evitar disseminação do problema. Os exames serão reavaliados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pode definir o diagnóstico da mulher. O resultado está previsto para sair no próximo fim de semana.

A Prefeitura de São Gonçalo esclarece que não há risco de surto da doença na cidade.

A mulher deu entrada no Pronto Socorro Central no último dia 22 de dezembro, com insuficiência cardíaca e foi encaminhada para internação no hospital, onde foi realizado o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal, anal e da pele por ela estar com uma ferida na perna. Também foi coletado sangue. 

A paciente está sendo tratada com antibióticos e é acompanhada em leito de isolamento a fim de evitar a disseminação da doença. Também foi realizada uma coleta de sangue. O resultado está previsto para sair no próximo fim de semana.

Uma equipe do controle de zoonoses da Vigilância Ambiental já foi até a residência da paciente realizar a inspeção de pragas e roedores para evitar o surgimento de animais infectados, mas não encontrou vestígios de roedores na casa.

A peste bubônica, também conhecida como peste negra, é uma doença transmitida por meio de uma bactéria presente em roedores. A contaminação é feita por pulgas que picam o animal infectado e depois os humanos.

Fonte: IG

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress