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Cosméticos em pó são a nova tendência da indústria

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Você já ouviu falar em cosméticos em pó? Se a resposta for negativa, pode separar espaço no seu kit de beleza para esses novos produtos que vieram para ficar: shampoo, sabonete e hidratante.

Depois dos produtos em barra, é a vez dos cosméticos em pó entrarem para a rotina de beleza e cuidados com a pele e o corpo. Testados e adotados por entusiastas do ‘do it yourself’ (DIY) (faça você mesmo, na sigla em inglês), os cosméticos em pó se distinguem por não terem água, ao contrário dos produtos de beleza convencionais.

Pode parecer trivial, exceto que a água geralmente é o ingrediente principal em sabonetes, máscaras, esfoliantes e géis de banho, entre outros. Então, como ter os mesmos efeitos? É simples, cabe ao consumidor acrescentar a água que falta a esse pó cheio de ingredientes ativos. Trata-se de uma grande vantagem, pois permite criar uma textura perfeitamente adaptada a cada necessidade e tipo de pele, algo que os cosméticos formulados para um público mais abrangente não necessariamente oferecem.

O shampoo em pó, por exemplo, tem conquistado os consumidores principalmente pela preocupação ambiental, por serem menos poluentes, e pelo cuidado com a saúde. Apesar de cada modelo de shampoo tradicional ter uma formulação específica, todos eles seguem uma mesma estrutura química, composta basicamente por veículo, agente de limpeza, estabilizador de espuma, agentes condicionadores, espessantes e aditivos, ingredientes que agridem o meio ambiente e podem fazer mal à saúde.

Esses agentes que encontramos nos produtos convencionais eliminam dos fios as impurezas do dia a dia, como sujeira e poluição. O problema é que eles também retiram a proteção natural do cabelo, o que pode trazer duas consequências bastante desagradáveis.

Se os fios do cabelo são naturalmente oleosos, o corpo vai entender a eliminação da oleosidade como um erro, passando a produzir ainda mais óleo, causando o famoso “efeito rebote”. Por outro lado, se os cabelos são ressecados, o efeito é o inverso: ficam ainda mais secos.

MEIO AMBIENTE

A busca por produtos sustentáveis é uma tendência global de consumo. De acordo com levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da WWF, as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. Englobando mais de 54 países, o estudo aponta ainda que, no Brasil, os tuítes relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.

Essa tendência cria oportunidades de mercado para as empresas, principalmente nos setores alimentício, farmacêutico, de beleza e de moda, além de se tornarem ativos importantes nas estratégias de comunicação. Assim, marcas e empresas focadas nesse setor estão buscando e ganhando cada vez mais espaço.

O estudo “Crescimento do Consumo Sustentável Online”, conduzido pelo Mercado Livre, uma das principais empresas de tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina, indicou um crescimento significativo de buscas e compras na seção de produtos sustentáveis. Entre junho de 2019 e maio de 2020, 2,5 milhões de usuários em toda a América Latina compraram produtos com proposta sustentável – só no Brasil foram 1,4 milhão de consumidores. No mesmo período, a plataforma registrou 150 mil novos compradores nessa categoria, dos quais 81 mil são brasileiros.

O levantamento apontou que o total de usuários que visitaram a seção de produtos sustentáveis no Brasil duplicou. Enquanto o número de compradores totais da categoria cresceu 100%; aqui foi de 130%.

Não é à toa que os cosméticos em pó estão se espalhando em grande velocidade. Mais ecológicos e mais saudáveis, eles têm pouco ou nenhum conservante, já que não há água e muito mais ingredientes ativos. Menos volumosos e menos pesados, sua logística também gera menos impacto para o planeta, além de produzir menos plástico.

Outra vantagem é comemorada por quem viaja muito. Por ser em pó, os produtos não precisam ser despachados e nem ocupar muito espaço na mala. Mais um benefício extra para o consumidor se render a essa novidade!

Fonte: Cosmetic Innovation

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