Mais uma semana preocupante no varejo farmacêutico brasileiro. Em apenas sete dias, o número de testes positivos da Covid-19 já superou todo o mês de dezembro. É o que apontam os indicadores da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e da plataforma Clinicarx.
Baseada em dados de 4.613 farmácias, a pesquisa indica 145.673 infectados no intervalo entre 3 e 9 de janeiro. O volume é 54% maior que o da semana anterior – 94.540 – e é três vezes superior ao índice de novembro, que foi de 50.243.
O total de atendimentos chegou a 482.126, uma procura 70% acima da semana anterior. “O percentual de confirmações de coronavírus caiu de 33,32% para 30,21%. Mas ainda assim, é um dado alarmante. Praticamente uma em cada três pessoas que entram em uma farmácia recebe o diagnóstico”, ressalta Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Diante da explosão da demanda, atípica para um início de ano, a Abrafarma recomenda que apenas pacientes com sintomas da Covid-19 procurem uma farmácia para a realização do teste rápido, mediante agendamento.
Queda livre x avanço rápido
Com números em queda livre desde agosto, o combate à pandemia teve um revés a partir de dezembro, com a chegada da variante Ômicron. Em relação a novembro, o contingente de casos quase triplicou.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/china-deve-liderar-mercado-farmaceutico-global/