Após sua entrada no mercado hospitalar e diante da possibilidade de regulamentação dos estudos clínicas no país, A Dasa está intensificando os investimentos nesses tipos de pesquisas para a indústria farmacêutica, segundo reportagem do Valor Econômico.
Segundo a reportagem, em dois anos, a companhia abriu oito centros de estudo e tem em andamento mais de 100 pesquisas clínicas em parceria com a indústria farmacêutica.
Essas unidades demandaram um investimento de R$ 10 milhões que já se pagou com a receita apurada. No acumulado dos dois últimos anos, o faturamento, proveniente dos repasses feitos pelas farmacêuticas à Dasa, está na casa dos R$ 50 milhões.
Indústria farmacêutica tem interesse em pesquisas clínicas
A indústria farmacêutica tem interesse em se juntar à Dasa devido a sua base de dados, formada por um público de várias regiões do país. A companhia tem 21 milhões de pacientes únicos atendidos em 15 hospitais e 100 unidades de medicina diagnóstica.
Já para a Dasa, as pesquisas clínicas trazem uma chancela de credibilidade médica. Somente 2% de estudos globais patrocinados são realizados no Brasil. Um dos motivos desse baixo índice é a falta de uma legislação sobre o tema. As especialidades médicas alvos de estudo clínicos são oncologia, hematologia, neurologia, doenças raras e metabólicas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico