O maior canal de informação do setor

Delta é confirmada e estado pede vacinas

93

O estado solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais 420 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno. Segundo o governo, o objetivo é conter a transmissão da variante Delta. O alerta foi aceso após a confirmação dos dois primeiros casos de contaminação pela cepa. Os pacientes são tripulantes filipinos de um navio cargueiro atracado no Recife. Também ontem, Pernambuco ultrapassou a marca de cinco milhões de vacinas aplicadas.

‘Temos progredido bastante na imunização da nossa população desde o início da campanha. Mas é preciso intensificar esse trabalho, porque sabemos que quanto mais pessoas imunizadas com as duas doses das vacinas tivermos, e mais rapidamente, menor será a propagação dessa variante, que tem preocupado o mundo todo’, disse o governador Paulo Câmara (PSB).

Os tripulantes têm 25 e 48 anos. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, ambos estão internados em uma unidade de saúde privada do Recife, com quadro estável. O navio Shoveler veio da Suécia e tinha como destino o Porto de Paranaguá, no Paraná. Contudo, devido à suspeita de contaminação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a tracação da embarcação, de bandeira cipriota, na capital pernambucana.

‘As amostras biológicas de ambos foram processadas no Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz-PE), que confirmou a contaminação pela variante originária da Índia’, frisou Longo.

O navio tem 19 tripulantes. Destes, nove testaram positivo para o novo coronavírus. Além dos dois internados em enfermaria, um terceiro marinheiro, de 49 anos, continua na UTI. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), outros seis passam bem e estão isolados no navio, sob monitoramento, assim como os 10 tripulantes que testaram negativo.

‘As amostras biológicas de sete casos positivos não estavam nas condições viáveis para o trabalho de sequenciamento, por não apresentarem grau ideal de virulência para esse tipo de processamento’, explicou Longo.

No sábado foi feito um novo teste de RT-PCR com todos os tripulantes que permanecem no navio. Dos seis que positivaram anteriormente e estão na embarcação, apenas um ainda teve resultado positivo. Todos os casos negativos, na primeira leva, continuaram negativos na segunda.

A SES-PE também realizou o teste da Covid-19 em 27 profissionais de assistência que tiveram contato com esses pacientes, informou o governo. Até o momento, uma mulher apresentou resultado positivo para a Covid-19. Está assintomática e em isolamento domiciliar. A amostra biológica da profissional também passará por sequenciamento genético para verificar a variante presente. Os contactantes próximos dela também estão sendo testados para reforçar o trabalho de vigilância.

‘Desde a chegada do navio, demos início ao processo de vigilância e monitoramento de todos os tripulantes e também de seus contactantes’, acrescentou o secretário.

Variante Gama

O Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz-PE) analisou 93 amostras de pacientes, com coletas realizadas entre 26 de junho e 2 de julho. Dessas, 80 obtiveram genomas de alta qualidade, todas para a variante Gama (P.1), confirmando a prevalência dessa cepa em Pernambucoo. Os pacientes são de 24 municípios.

Números

5 milhões de vacinas aplicadas

1,3 milhão de pessoas já completaram seus esquemas vacinais

18,45% da população totalmente imunizada

2.145 casos da Covid-19 foram diagnossticados ontem

574.681 confirmações até agora

40 novos óbitos confirmados ontem

– 19 masculinos

– 21 femininos

18.206 mortes pela doença

Fonte: Diário de Pernambuco

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação