fbpx
O maior canal de informação do setor

Deputados reclamam de falta de insumos e pessoal na Saúde e de fechamento de farmácias populares

198

A situação da saúde pública no Distrito Federal foi um dos temas discutidos durante a sessão da Câmara Legislativa desta terça-feira (7). A deputada Arlete Sampaio (PT) abordou o desabastecimento de medicamentos para o tratamento de câncer, como o Mesilato de Imatinibe, na farmácia de alto custo. ‘Cerca de 200 pacientes estão em situação de desespero sem poderem acessar esse remédio’, reclamou.

Arlete também lamentou a não-implementação de lei de sua autoria que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). ‘A medida evita o uso de materiais não pertinentes que acabam provocando infecções urinárias ou ginecológicas’, apontou.

Por sua vez, o deputado Jorge Vianna (Podemos) defendeu a contratação de profissionais para a atenção primária à saúde. Ele contou ter se reunido com equipes da Estratégia Saúde da Família de Ceilândia, onde há carência de pessoal, e disse: ‘Não adianta ter UBS nova sem servidor; é preciso recompor os quadros da atenção primária’. O distrital ressaltou que esses profissionais ‘fazem o primeiro atendimento, são eles que sabem o que acontece com relação às doenças na região’.

Já o deputado Reginaldo Sardinha (Avante) pediu ao governo que não feche a farmácia popular do Núcleo Rural São José, em Planaltina. Ele argumentou que o local fica a 50 quilômetros de Brasília, o que dificultaria o acesso dos moradores a medicamentos. Além disso, ele pediu a reabertura da farmácia popular do Taquara, também em Planaltina, fechada por falta de farmacêutico. ‘Tem de chamar concursados para isso’, cobrou.

Fonte: Diário em Foco


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/colgate-quer-atender-farmacias-independentes-com-loja-virtual/

 

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação