Reconhecida por oferecer dermocosméticos de alta performance a preços acessíveis, a Principia mira a expansão no varejo farmacêutico. Para isso, a empresa acaba de contratar Argemiro Cintra para compor seu conselho, a fim de desenvolver sua estratégia comercial e o relacionamento com os players do canal. Com 28 SKUs, a marca já está presente em mais de 15 mil PDVs.
O Panorama Farmacêutico entrevistou Cintra com exclusividade, assim como o fundador da empresa, Marcio Marques, que também conta com experiência na indústria farmacêutica. Em 2019, observando a evolução do mercado de dermocosméticos fora do país, Marques teve a ideia de criar uma marca com conceito até então inédito no Brasil, dando visibilidade às concentrações dos ingredientes ativos que compõe as fórmulas.
“Viemos para democratizar o mercado de dermocosméticos, aliando produtos de alta performance com transparência e preços justos, compatíveis com a realidade local”, explica Marques.
Segundo ele, o mercado de dermocosméticos no Brasil sempre apresentou uma relevância menor em comparação com outras categorias como as de cabelo, perfume e maquiagem. “O meu entendimento, na época, era de que não havia falta de demanda, mas sim uma carência de ofertas condizentes com o poder aquisitivo da consumidora brasileira”, acrescenta.
Marca de dermocosméticos de alta performance surgiu junto com a pandemia
Os dermocosméticos da Principia chegaram ao mercado em 2020. Apesar de ter sido pensada primordialmente para o varejo físico, a marca acabou se tornando, por conta da pandemia de Covid-19, uma nativa digital. Seus produtos, amplamente recomendados por influenciadoras especializadas em skincare, tornaram-se fenômenos de vendas no e-commerce. Em 2023 a marca já era uma das mais vendidas no varejo online, de acordo com o Google.
Além de ter uma das maiores bases de influenciadoras ativas do país, a empresa também conta com as próprias clientes para recomendar seus produtos. “Temos mais de 30 mil avaliações no Google Reviews, com média de pontuação 4.9 de um total de 5. Essa propaganda boca a boca tem sido uma das principais alavancas do nosso crescimento” afirma Marques. Apenas no Instagram, a marca tem mais de 2 milhões de seguidores.
“À medida que notamos o aumento da demanda, entendemos que era o momento de ir além do ambiente digital, estruturando uma equipe de propaganda médica e fechando parcerias com varejistas e distribuidores do canal farma”, ressalta Marques.
Atualmente, a companhia visita cerca de 13 mil dermatologistas. Em apenas 18 meses, a Principia se tornou a segunda marca de dermocosméticos mais prescrita no Brasil, de acordo com a Memed. “Rapidamente, os médicos reconheceram a eficácia e segurança das fórmulas da Principia, e perceberam que os preços mais acessíveis evitam trocas e aumentam a adesão ao tratamento”, pontua Cintra.
Com um portfólio de produtos de alto giro, a marca ajuda a atrair ao PDV novos shoppers, que antes estavam se abastecendo de dermocosméticos pela internet. “Se não encontra o produto na loja, a cliente compra no e-commerce. E nenhuma farmácia quer deixar escapar essa demanda”, lembra Cintra. Em pouco mais de um ano, a marca já está distribuída em mais de 15 mil pontos de venda. O trabalho de execução nas lojas fica a cargo de uma equipe própria de promotores de merchandising.
Mantendo uma média de um lançamento por mês, a companhia acaba de trazer ao mercado um desodorante em creme. As próximas novidades devem aumentar a linha de protetor solar. Entre os carros-chefes da marca estão o Gel de Limpeza Facial, o Sérum com Vitamina C e o Protetor Solar Fluido, todos dentre os produtos mais comercializados na internet em suas categorias. As fórmulas não são testadas em animais e são livres de parabenos, petrolatos, sulfatos, silicones e glúten, além de terem sido criadas especialmente para os tipos de pele e clima do Brasil.