Um novo cenário tem se revelado na luta contra as fraudes digitais no varejo. A 25ª edição do Relatório Global de Pagamentos e Fraude de Comércio Eletrônico, realizado pelo Merchant Risk Council (MRC) em parceria com a Visa Acceptance Solutions e a Verifi, identificou uma mudança substancial no perfil desses crimes.
Antes dessa pesquisa, os principais ataques fraudulentos estavam associados ao pishing – prática de enviar e-mails ou outras mensagens fingindo ser de empresas respeitáveis para persuadir indivíduos a revelar informações pessoais.
Agora, as maiores ocorrências estão relacionadas aos seguintes aspectos:
- Abuso na solicitação de reembolso – Quando um cliente faz um pedido, recebe a mercadoria e, em seguida, mente ao afirmar que não recebeu a remessa
- Fraude na devolução da mercadoria – Os consumidores recebem e revendem o produto recebido, mas pedem a devolução na loja e enviam para o PDV a caixa com pedras e areia
- Estornos baseados em falsas alegações – Ocorre quandoum titular legítimo do cartão de crédito inicia uma transação, mas posteriormente alguém a contesta como não reconhecida ou não autorizada
“Esses dados sinalizam a necessidade de os gestores reverem suas prioridades para combater as perdas, investindo em ferramentas antes e depois do processo de compra”, comenta Tracy Kobeda Brown, vice-presidente de Programas e Tecnologia do MRC.
“São tipos de ataques que influenciam na retenção de clientes e à própria marca que os varejistas trabalham tanto para manter”, acrescenta Lisa Polter-Tennant, vice-presidente sênior de relações com clientes globais da Verifi.
No Brasil, de acordo com o Serasa Experian, acontece uma fraude a cada 3,2 segundos.
Dicas para as empresas se protegerem contra fraudes digitais
Os autores da pesquisa elencam algumas recomendações básicas para as empresas se blindarem contra fraudes digitais.
- Conte com plataformas de pagamento online. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança
- Faça a análise de compras. Invista em camadas preditivas de crédito e fraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, hábitos e até pendências em seu nome, por exemplo.
- Ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, de modo a checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, é outra estratégia para reduzir riscos
- Invista em soluções antifraude em camadas, uma vez que não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a preservar todas as etapas da jornada do seu cliente