O diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença, que afeta 10% da população mundial. Ela está associada a alterações crônicas no metabolismo de ácidos graxos, carboidratos e proteínas.
De forma geral, o diabetes mellitus é uma doença crônica decorrente da incapacidade do organismo de produzir ou responder adequadamente à insulina. No entanto, o diabetes tipo 2 apresenta características diferentes dos outros tipos, como maiores chances de desenvolvimento em adultos e afetarem populações economicamente desfavorecidas.
Causas do diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é caracterizada por um distúrbio na maneira como o organismo responde à produção de insulina. Os principais fatores que influenciam na ocorrência destes distúrbios são:
Genética: Estudos recentes apontam que algumas características genéticas podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Heranças genéticas de famílias com histórico de diabetes, bem como, algumas condições específicas, como obesidade, podem ser fatores influenciadores da doença.
Estilo de vida: Estudos recentes mostram que estilos de vida inadequados, como alimentação, tabagismo, bebida alcoólica e falta de exercícios podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Idade: Estudos sugerem que o risco de desenvolver o diabetes tipo 2 aumenta com a idade.