Divisão de consumo da Cimed pode se tornar autônoma
Farmacêutica aposta nesse movimento com clara inspiração no modelo da P&G


Os dias em que a divisão de consumo da Cimed anda de mãos dados com a unidade farmacêutica podem estar próximos do fim. O CEO da fabricante brasileira, João Adibe Marques, revelou que está em estudo um possível spin-off.
O objetivo, segundo o próprio empresário, é tornar a fabricante a “Procter & Gamble brasileira” . E o expressivo crescimento apresentado pelo mercado de consumo sustenta o foco da companhia.
Ainda em viés de alta, o segmento de beleza e cuidados pessoais já movimenta R$ 173,4 bilhões no Brasil. De 2024 a 2029, a previsão para a categoria é de um incremento de 54,6%, chegando ao montante de R$ 267,6 bilhões em vendas, de acordo com o Euromonitor Internacional.
Foco na divisão de consumo da Cimed começou em 2023
A incorporação dos lenços umedecidos da R2M ao portfólio da Cimed, em 2023, marcou o início de uma nova fase na farmacêutica . Com foco renovado na divisão de consumo, a companhia resolveu diversificar seus produtos, apoiados por uma linha de sucesso.
Com a chegada dos cremes dentais e enxaguantes bucais à marca Carmed, em 2024, o faturamento aproximou-se de R$ 400 milhões. O movimento foi só a ponta de um iceberg muito maior. A empresa apresentou para o varejo farmacêutico opções de vitaminas, energéticos, bebidas proteicas, repelentes, camisinhas, brinquedos sexuais, perfumes e até body splashes. Da receita de R$ 3,6 bilhões registrada no último ano, 40% foi oriunda desse segmento.
Em maio, 26 milhões de itens foram vendidos
A Cimed liderou o ranking de vendas de itens de consumo elaborado pela IQVIA no mês de maio. Com 26 milhões de unidades da categoria vendidas, a farmacêutica superou multinacionais como Nestlé e a própria P&G.
Considerando o preço pago pelo consumidor, a companhia também registrou um sell-out superior a R$ 465 milhões em valor. “Os resultados refletem nossa estratégia em investir de forma crescente em produtos voltados ao dia a dia do consumidor”, afirma o empresário.
Só a linha Carmed já movimentou cerca de R$ 1 bilhão no mercado brasileiro. A performance acima da média e impulsionada por colaborações de alto impacto, contribuiu de forma decisiva para a liderança da companhia no mercado.
Os resultados refletem nossa estratégia em investir de forma crescente em produtos voltados ao dia a dia do consumidor
João Adibe Marques, CEO da Cimed
Blockbuster entrou no top 10 dos não medicamentos
Com movimentação de R$ 48,6 bilhões em 2024, as vendas de não medicamentos seguem ancorando o crescimento do varejo farmacêutico. Com alta de 13,5% sobre o ano anterior, a categoria superou em mais de dois pontos percentuais o avanço geral do mercado.
Desse total movimentado, R$ 6,4 bilhões ficaram nas mãos dos dez produtos líderes da categoria, segundo a Close-Up International. Em apenas um ano, a Carmed saltou 26 posições. Com evolução de 170% em faturamento nas farmácias, a marca saltou do 33º posto no ranking geral para a sétima colocação, ao somar R$ 483,8 milhões em vendas. Entre 2022 e 2023, o incremento foi superior a 2.000%.
Higiene e beleza devem se concentrar em nova fábrica de R$ 150 milhões
Para concentrar a fabricação de seus produtos de higiene e beleza e respaldar o movimento de cisão, a Cimed prevê uma nova planta para 2026. A unidade produtiva deve receber um investimento de R$ 150 milhões e será erguida no Nordeste. “Estamos conversando com vários governos estaduais para identificar qual cidade será mais oportuna para erguermos esse complexo. A fábrica nos ajudará a cumprir a meta de concentrar 50% do faturamento nos itens de HPC”, reforça.