
O novo Edifício do Associativismo representa um marco histórico para o varejo farmacêutico brasileiro e para o futuro do associativismo. Estou falando não apenas de um prédio moderno e inovador, mas da realização de um sonho, que há 50 anos parecia distante, mas que agora se materializa de forma grandiosa.
Ao longo das décadas, a Febrafar e a Farmarcas desempenharam um papel fundamental na evolução das farmácias independentes. E o lançamento desse espaço é a prova de que, por meio da união, podemos avançar ainda mais.
Quando comecei no varejo farmacêutico, lá nos anos 1970, jamais imaginei que o associativismo pudesse alcançar tamanha grandeza como um modelo simples, mas poderoso. Fundar a Febrafar há 25 anos foi um passo que se revelou crucial não apenas para o varejo independente, mas também para a transformação de todo o setor.
Hoje, ao ver o Edifício do Associativismo tomando forma, vejo a materialização de um conceito copiado e replicado em várias partes do mundo, e que sempre acreditamos ser a chave para o fortalecimento do mercado farmacêutico brasileiro.
Edifício do Associativismo como hub de inovação e negócios
O Edifício do Associativismo é mais do que um simples complexo comercial. É um centro de inovação, hub de negócios e espaço de capacitação e relacionamento estratégico. São 13.500 m² de infraestrutura de ponta, com 8.600 m² de área útil, projetados para proporcionar aos nossos associados um ambiente onde possam crescer, aprender e inovar. Não se trata apenas de um lugar para trabalhar, mas de um ponto de encontro onde as melhores práticas de gestão, novos modelos de gestão e as mais recentes tendências do mercado serão discutidos e disseminados.
Estrutura e inovação para o futuro
O projeto arquitetônico do edifício reflete o nosso compromisso com a excelência e a inovação. Com 105 salas de reunião e um auditório com capacidade para 250 pessoas, o novo espaço será um centro de capacitação contínua. Este é o primeiro edifício no Brasil dedicado exclusivamente ao associativismo farmacêutico, e sua infraestrutura está alinhada com as necessidades do setor, que demanda ambientes adequados para a troca de experiências, geração de ideias e aprimoramento de práticas de gestão.
Além disso, a obra traz um salto significativo no que se refere ao espaço físico e à funcionalidade. De um condomínio de 4.300 m², passamos a um ambiente de 8.600 m² de área útil, permitindo mais flexibilidade e possibilidades para os associados. A expansão é muito mais do que física. Ela simboliza o amadurecimento do associativismo e o impacto positivo na vida das farmácias independentes e, consequentemente, no mercado como um todo.
Transformação no mercado farmacêutico
A mudança reflete um processo de amadurecimento e transformação, tanto para a Febrafar como para a Farmarcas. Este novo edifício será um centro de integração e conexão para todos os envolvidos no mercado farmacêutico, permitindo a realização de mais eventos, encontros, workshops e outras atividades de fomento ao aprendizado e ao desenvolvimento de novas habilidades entre nossos associados.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, precisamos de mais do que apenas um lugar para operar. Necessitamos de um espaço que nos impulsione a crescer, a inovar e a nos adaptar às novas demandas do setor. Esse novo projeto é a oportunidade de integrar ainda mais as farmácias independentes ao mercado global, compartilhar experiências e inspirar novas formas de fazer negócios no Brasil e no Exterior.
O associativismo como modelo de sucesso
A integração de cerca de 18 mil farmácias ao nosso ecossistema demonstra a força desse modelo. O Edifício do Associativismo não é apenas um reflexo dessa união, mas também uma amplificação da nossa capacidade de atuar de forma estratégica. O novo espaço reflete nosso compromisso com a evolução contínua do setor, mostrando ao mercado que estamos prontos para os desafios futuros.
A construção também representa um avanço nas práticas de gestão. Isso porque também estamos criando uma plataforma que facilita o compartilhamento de tecnologias e novas abordagens comerciais, dentro de um ambiente colaborativo e inovador.
O Edifício do Associativismo já pode ser considerado um dos maiores legados do associativismo farmacêutico brasileiro. Ele simboliza a nossa jornada de crescimento e sucesso, e representa o futuro do setor. E para entender melhor esse projeto inovador, foi criada uma webserie, disponível em https://youtu.be/5GLwz7Q0wAc?si=jBBFfjS03ir-YS11.
As farmácias independentes, que sempre foram o coração do varejo farmacêutico brasileiro, agora têm um espaço dedicado ao seu desenvolvimento, à troca de conhecimentos e à inovação. Estamos prontos para o futuro e para os novos desafios que ele nos reserva.