Endocrinologista: o especialista dos hormônios

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Endocrinologista

Você provavelmente já ouviu falar do endocrinologista, né? Esse profissional é responsável pelo estudo e tratamentos relacionados ao sistema endócrino, produtores de hormônios que regulam diversas funções no corpo, incluindo o metabolismo, crescimento, controle corporal e a reprodução.

Pessoas com desequilíbrio hormonal, podem apresentar diversas condições, como a síndrome do ovário policístico, distúrbios da tireoide, problemas com fertilidade, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros. Se existe alguma suspeita ou desconforto, agende uma consulta com um endocrinologista para um diagnóstico mais profundo.

O endócrino faz a sua avaliação a partir de uma série de exames que medem os níveis hormonais, que é o caso dos testes de sangue, urina e saliva, além de ultrassom e ressonância magnética, a depender da situação.

Quando buscar a ajuda de um endocrinologista

Algumas circunstâncias são perceptíveis e tendem a sinalizar que algo não está legal no organismo, tais como:

  • Diabetes: para quem convive com a síndrome metabólica, tem no endocrinologista um especialista que vai ajudar no controle da glicemia e na prevenção de complicações associadas.
  • Problemas de tireoide: sintomas como ganho ou perda de peso sem motivo ou fadigas são indicativos de que a glândula está com uma possível alteração. Vale buscar a avaliação do endócrino para os tratamentos mais adequados.
  • Distúrbios hormonais: a variação e humor, fadiga, perda de libido, irregularidades menstruais e até a infertilidade pode estar associada ao desequilibro hormonal. Exames para avaliar os níveis dos hormônios são necessários para a prescrição do melhor método terapêutico.
  • Obesidade: essa condição pode estar relacionada aos distúrbios hormonais e o endocrinologista aliado ao nutricionista, deve identificar as possíveis causas e passar um plano personalizado.
  • Crescimento: quando uma criança apresenta um retrocesso no crescimento, o profissional deve ser procurado para um acompanhamento contínuo sobre os distúrbios e receitar os tratamentos para estimular o desenvolvimento natural.

Como funcionam os tratamentos

Geralmente o tratamento para problemas endócrinos inclui a prescrição de medicamentos para a auxiliar no controle hormonal, além de mudanças dos hábitos cotidianos com uma dieta personalizada e a prática de exercícios físicos. Em alguns casos, a cirurgia pode ser uma alternativa mais eficiente.

O endocrinologista sempre atua em conjunto com outros profissionais, sendo uma especialidade complementar de um tratamento multidisciplinar, de um protocolo imposto por um nutricionista, oftalmologista, cardiologista e ginecologista.

Durante a consulta, o especialista irá avaliar as causas e o histórico do paciente, além de solicitar exames laboratoriais para identificar os níveis hormonais. Ele vai ajudar a identificar o que está provocando a alteração metabólica e passar os procedimentos terapêuticos adequado e, com isso, fazer com que o paciente tenha uma rotina equilibrada e melhora na qualidade de vida.

Notícias Relacionadas