Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ranking revela engajamento do e-commerce de farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

E-COMMERCE DE FARMÁCIASE-commerce, farmácias, tráfego digital, vendas online, varejo farmacêutico
Foto: Freepik

Estudo da Similarweb, ferramenta analítica que mensura o tráfego de páginas da internet, revela que o ranking de e-commerce de farmácias continua sob a liderança da RD Saúde. Os dados correspondem ao engajamento dessas plataformas em março e abril de 2024.

O Panorama Farmacêutico, que encomendou a pesquisa, selecionou as 47 empresas com os melhores desempenhos no período. O levantamento ainda avaliou os fatores que mais contribuem para o avanço do setor no ambiente online, em especial mix de produtos, fidelização por meio de aplicativo e exploração de datas comemorativas.

Quem se destaca no ranking de e-commerce de farmácias

A maior rede do setor tem suas duas bandeiras em destaque no ranking de e-commerce de farmácias. Droga Raia e Drogasil aparecem na primeira e terceira colocação, respectivamente, com 19,9 milhões e 13,3 milhões de visitantes mensais. Em segundo lugar está a Consulta Remédios, com 15,3 milhões.

Uma varejista que se destacou no estudo foi a Farmácias São João, que apresentou um crescimento considerável em termos de volume de usuários únicos. A empresa gaúcha contabilizou 605,3 mil visitantes, 210% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

“Ao analisar quais as URLs mais visitadas da São João, percebe-se que a parte de cupons, promoções e as categorias de fórmulas infantis e produtos para inverno vêm estimulando o volume de visitas no site e no aplicativo”, observa Vicky Almeida, líder de insights latam da Similarweb.

E-commerce Visitas mensais Desktop Mobile
drogaraia.com.br 19.995.459,14 16,77% 83,23%
consultaremedios.com.br 15.299.112,36 14,96% 85,04%
drogasil.com.br 13.377.605,61 20,52% 79,48%
drogariasaopaulo.com.br 9.870.966,34 19,62% 80,38%
paguemenos.com.br 7.488.914,58 20,79% 79,21%
drogariaspacheco.com.br 5.075.496,95 23,22% 76,78%
panvel.com 3.786.577,68 20,67% 79,33%
ultrafarma.com.br 3.295.287,88 24,93% 75,07%
oficialfarma.com.br 2.287.361,89 24,50% 75,50%
araujo.com.br 1.641.015,52 26,58% 73,42%
drogal.com.br 1.604.024,19 25,56% 74,44%
drogariaminasbrasil.com.br 1.460.086,45 22,59% 77,41%
saojoaofarmacias.com.br 808.238,34 20,46% 79,54%
drogariavenancio.com.br 682.733,39 27,93% 72,07%
drogarianovaesperanca.com.br 655.915,86 25,84% 74,16%
farmaciaindiana.com.br 582.060,07 17,90% 82,10%
precopopular.com.br 579.723,69 36,66% 63,34%
farmaciasnissei.com.br 499.994,38 20,26% 79,74%
extrafarma.com.br 375.400,99 26,29% 73,71%
farmaconde.com.br 328.043,03 28,41% 71,59%
santaluciadrogarias.com.br 264.578,42 43,16% 56,84%
drogariaglobo.com.br 239.524,15 13,32% 86,68%
callfarma.com.br 200.041,86 23,55% 76,45%
drogalider.com.br 195.439,69 48,57% 51,43%
farmadelivery.com.br 194.948,85 29,14% 70,86%
promofarma.com.br 183.709,48 19,58% 80,42%
drogariastamoio.com.br 167.373,43 37,09% 62,91%
farmahoje.com.br 161.091,81 49,93% 50,07%
farma22.com.br 160.347,21 35,70% 64,30%
drogasmil.com.br 159.916,77 36,66% 63,34%
fmiligrama.com.br 124.217,10 36,10% 63,90%
drogariasantamarta.com.br 115.108,70 37,80% 62,20%
drogaosuper.com.br 112.242,95 19,74% 80,26%
drogarianet.com.br 111.604,18 21,62% 78,38%
drogamaxi.com.br 105.530,01 34,88% 65,12%
drogaclara.com.br 100.146,33 21,54% 78,46%
drogariaveracruz.com.br 76.414,54 30,31% 69,69%
manipulae.com.br 71.908,35 24,73% 75,27%
farmaciasunipreco.com.br 71.280,81 31,28% 68,72%
morifarma.com.br 59.515,10 39,04% 60,96%
aazfarma.com.br 58.308,92 23,31% 76,69%
farmaciarosario.com.br 55.930,04 36,30% 63,70%
drogariaorama.com.br 53.670,21 13,67% 86,33%
resilifarma.com.br 45.742,34 23,12% 76,88%
drogarianossafarma.com.br 42.421,65 21,48% 78,52%
farmacianacional.com.br 42.017,90 39,71% 60,29%
farmasesi.com.br 37.242,50 20,60% 79,40%

Fonte: Similarweb

Foco no calendário de datas comemorativas

As farmácias também estão apostando nas datas comemorativas como forma de impulsionar as vendas online. “Os e-commerces estão cada vez mais conectando suas ações de marketing e estratégias comerciais aos calendários de datas comemorativas, principalmente ampliando a oferta de produtos de não-medicamentos como perfumaria e cosméticos”, ressalta Vicky.

Variedade de produtos

O sortimento é outro fator que impulsiona o e-commerce de farmácias. “As redes ampliaram a preocupação em oferecer um carrinho mais completo, que abrange serviços de saúde e exames agendados pelo site ou aplicativo. Essa estratégia expande os pontos de contato do varejo farmacêutico com o shopper”, acrescenta.

Assinaturas

As compras por assinatura também são uma tendência crescente entre os serviços embutidos nos canais online, garantindo a fidelização do consumidor, que busca um preço diferenciado e a entrega rápida e efetiva do produto.

Diferencial do aplicativo

Outro ponto observado pela Similarweb é a corrida das grandes redes pelo aplicativo próprio como meio de fidelização e para conhecer os hábitos e perfil de seus consumidores. “O fato de o shopper baixar o app e cadastrar todas as suas informações já demonstra o grau de confiança que ele deposita na farmácia, o que muitas vezes elimina até a pesquisa de preços na concorrência”, avalia Vicky

As compras via smartphone dominam 79% dos acessos, contra 21% do compartilhamento de tráfego por meio do desktop. Drogaria Globo (86,68%), Drogaria Orama (86,33%) e Consulta Remédios (85,04%) são os e-commerces que contabilizam o maior número de usuários via celular.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress