Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Poupafarma anuncia aquisições e adia IPO para 2021

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Com 100 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo e faturamento de R$ 500 milhões em 2019, a Poupafarma abre a série de entrevistas do Panorama Farmacêutico com CEOs do varejo. De acordo com Marcelo Vienna, a rede adiou para o próximo ano o processo de IPO, inicialmente previsto para este terceiro trimestre. No entanto, segue seu plano de expansão e projeta uma nova aquisição ainda este ano. Confira o pingue-pongue com o executivo.

Como foi o desempenho da rede este ano e quais as expectativas para o próximo semestre?

Continuamos com um modelo de expansão focado em aquisição e, mesmo com a pandemia, as negociações não pararam. Esperamos ter novidades até o último trimestre. Por outro lado, estamos muito mais seletivos em relação à abertura de novas lojas.

É um momento delicado para o varejo em geral, mas por conta disso tem surgido uma série de oportunidades de pontos em regiões nobres. Estamos avaliando a realocação de algumas lojas e a expansão de outras. Em 2020 também completamos o ciclo de reformas dos PDVs iniciados no ano passado, quando já remodelamos 42 unidades. Dessa forma, preparamos o terreno para a listagem da empresa na bolsa no ano que vem, fechando esse ciclo de organização interna.

Como o sr. projeta o futuro do varejo farmacêutico pós-pandemia?

O mercado tende a evoluir ainda mais com a conscientização do consumidor em relação ao manejo da sua saúde e maior adesão ao tratamento, principalmente no que se refere aos medicamentos de uso contínuo. Também vimos as vitaminas e suplementos ganharem espaço na cesta do shopper, fruto da preocupação com o fortalecimento da imunidade.

O varejo deverá estar cada vez mais focado em um cliente sensível a preço e que busca na farmácia a primeira porta de entrada para o sistema de saúde. Isso exige um corpo de farmacêuticos de balcão muito bem preparado. Além disso, estamos na iminência do switch de alguns medicamentos, o que aumenta a responsabilidade da farmácia em orientar adequadamente o cliente e garantir a exposição do produto de forma inteligente.

Como a rede atua com os serviços farmacêuticos?

Implantamos as salas clínicas dentro das lojas há três anos. Atualmente contamos com 78 salas, sendo 18 delas com capacidade para performar o serviço farmacêutico completo, com oferta de vacinas e prontas para a realização de testes laboratoriais remotos (TLR), assim que forem aprovados pela Anvisa. Hoje, o nosso padrão de abertura de novas lojas já inclui a sala clínica. Os serviços farmacêuticos são um pilar no relacionamento com o cliente.

A Poupafarma está oferecendo serviços de testes rápidos da Covid-19?

Iniciamos o serviço de testes rápidos de IgG e IgM há três semanas em Santos (SP), onde já realizamos mais de 200 testes. A partir de setembro o serviço estará disponível em São Paulo e outras cidades da Baixada Santista.

Como a rede promove a distribuição dos medicamentos?

O grupo possui sistema de distribuição próprio e opera exclusivamente para atender as unidades da rede. O centro de distribuição conta com 4 mil m2 e está localizado na Praia Grande, no litoral paulista.

Como a rede usa a inovação para melhorar a experiência do cliente?

O uso de ferramentas de business intelligence e o próprio CRM nos ajudam a conhecer mais profundamente o cliente e entender onde o mercado está se movimentando. Basta imaginar a situação das lojas de bairro, que antes apresentavam uma performance de vendas menor e agora passaram a vender muito mais, enquanto os PDVs centrais caminham na direção contrária. Um cenário que apresenta falta de produto de um lado e excesso do outro, além de categorias que mudaram o desempenho drasticamente.

O uso da tecnologia nos ajuda a reavaliar os estoques, prever mudanças de comportamento e ter agilidade em buscar fornecedores, para reorganizar o sortimento de forma assertiva. A pandemia também fez com que alguns canais crescessem muito, como o delivery. Aceleramos ainda a expansão para os canais digitais, com o lançamento do nosso e-commerce em breve e a criação de mais ferramentas dentro do aplicativo da empresa, entre as quais o compre e retire.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/13/propaganda-medica-segue-a-todo-vapor-com-visitacao-online/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress