As vendas do varejo farmacêutico registraram alta de 4,7% em abril de acordo com levantamento da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros.
Os dados foram divulgados na 16° edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, pesquisa que analisa as movimentações do setor como um todo por meio de uma metodologia baseada em processos utilizados nos Estados Unidos.
O estudo contabiliza transações realizada por cartões, voucher e PIX dentro do ecossistema StoneCo e estratifica os resultados por setor, utilizando as informações como recorte para análise do cenário nacional.
Aumento das vendas do varejo farmacêutico vai na contramão do mercado
Ainda segundo o estudo, o varejo como um todo apresentou uma leve queda, de 0,5%, na contramão do mercado farmacêutico. O cenário, no entanto, é otimista, como explica Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone:
“No indicador geral, os resultados deste mês demonstram estabilidade no setor varejista brasileiro. Importante observar que, no comparativo mensal, todas as variações foram inferiores a 1% ao longo dos últimos quatro meses, com altas em fevereiro e março no índice restrito. Portanto, os dados de abril indicam um início de ano estável e com boas perspectivas para o restante do ano”, declarou.
Pesquisa divulga variações por estados
A pesquisa da Stone conta também com uma análise das tendências comerciais de cada estado, fator crucial para o empreendedor que estuda estratégias para impulsionar seu negócio.
O Amazonas, estado que está no alvo da expansão da redes como a RaiaDrogasil, lidera o ranking com um crescimento de 7,1% em seu varejo como um todo. Sergipe fica com a segunda colocação, com uma alta de 3,9%, em abril do ano passado o estado adotou uma redução do ICMS sobre medicamentos em uma tentativa de aumentar a competitividade de seu varejo farmacêutico em relação a estados vizinhos.