Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

‘Epidemia de nicotina entre jovens’: vaporizador de 1,5 mil tragadas seria equivalente a cinco maços; veja riscos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Na reportagem especial do Fantástico, doutor Drauzio Varella mostra que a “moda” dos cigarros eletrônicos é, na verdade, uma armadilha, e explica o que está sendo feito para combater o que especialistas já classificam como uma “epidemia de nicotina entre jovens’.

Em uma escola estadual da Zona Leste de São Paulo, a volta às aulas após o isolamento da pandemia trouxe uma novidade: alunos usando vaporizadores, educadores preocupados e pais sem saber como convencer os filhos a sair dessa. Reunimos um grupo de estudantes pra um bate-papo.

Doutor Drauzio Varella: Você fuma quantas vezes?

Aluna: Depende muito da quantidade. Tipo, 1.500. Se eu comprar 1.500 ‘puxa’, acabou. Dura em torno de umas três horas.

Doutor Drauzio: Você tem noção de que isso é uma dose muito alta de nicotina?

Aluna: Não.

O que a aluna da escola chamou de ‘puxa’ é a mesma coisa que tragada.

Em média, um cigarro comum oferece 15 tragadas. Um maço teria, então, 300 tragadas. Logo, um vaporizador de 1.500 tragadas seria equivalente a cinco maços.

?? Isso é Fantástico: os malefícios do cigarro eletrônico – com Drauzio Varella

Mas a comparação não é tão simples assim, porque um cigarro comum, no Brasil, tem no máximo 1 miligrama de nicotina. Isso é regulamentado pela Anvisa.

E os diversos tipos de pod, hoje vendidos ilegalmente e sem fiscalização, podem entregar muito, mas muito mais nicotina.

Aluna: Eu tenho muita ansiedade. Quando eu fumava, eu sentia que diminuía um pouco. Mas eu também sentia meu peito apertado. Eu chiava muito, porque eu tenho bronquite. Então eu sentia que atacava as minhas crises.

Doutor Drauzio Varella: E você parou por quê?

Aluna: Parei porque eu senti que estava usando mais inalador do que eu usava antes.

Doutor Drauzio: Por causa da asma. E foi fácil parar?

Aluna: Não. Não foi. Eu sentia que a minha ansiedade duplicou, eu sentia a minha mão suar. Uma ansiedade muito forte, chorava toda noite.

Doutor Drauzio: Quantos dias durou essa crise de abstinência?

Aluna: Acho que por volta de um mês.

Doutor Drauzio: Não tinha uma hora que dava um desespero?

Aluna: Dava, até hoje. De vez em quando dá.

Veja a reportagem na íntegra:

Globoplay

O documentário “Cigarro eletrônico: como tudo deu errado”, produzido pelo ‘New York Times’, conta a história da empresa Juul, que dominou o mercado de cigarros eletrônicos nos Estados Unidos, oferecendo justamente uma alternativa para quem tentava largar o vício. Só que a Juul foi processada e teve que comparecer a uma audiência no Congresso para esclarecer sua participação no que foi chamado de “epidemia de nicotina entre os jovens”. O documentário está disponível no Globoplay.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Bichos na Escuta’ na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: G1.Globo

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress