Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Erupções na pele podem ser causadas pela Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Erupcoes na pele

Os sintomas mais comuns da Covid-19 normalmente estão ligados às vias respiratórias. Mas erupções na pele também podem ser causadas pelo vírus. A informação é do portal UOL.

Veja também: China libera novo lote de matéria-prima usada na produção da CoronaVac

As erupções na pele podem ser tanto um sinal inicial da doença, como também o único sintoma da contaminação.

Siga nosso Instagram

De acordo com estudo realizado pelo King’s College London, 17% das pessoas contaminadas pelo vírus apresentaram erupções na pele. Desse total, 21% apresentaram apenas a erupção como sintoma durante todo o período de contágio.

Apesar de a pesquisa britânica ser recente, a relação das erupções na pele com o novo coronavírus foi notada no começo da pandemia. Os primeiros relatos remontam a março de 2020, quando médicos da Lombardia, na Itália, identificaram as lesões em 20% dos casos.

Em entrevista à BBC News Brasil, o coordenador de Medicina Interna da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Paulo Criado, disse que esses casos de contaminação que apresentaram apenas erupções na pele podem ser um bom sinal. “Talvez essas pessoas que tiveram manifestações dermatológicas tiveram uma resposta imunológica adequada, mas de certa forma até exagerada. E essas lesões dermatológicas seriam decorrentes da produção de várias proteínas inflamatórias, as citocinas, que acabam circulando no organismo e causando esse tipo de erupção na pele”.

Até o momento não se sabe exatamente o porquê dessa manifestação do vírus. As principais hipóteses são:

  • Sistema imunológico muito ativo
  • Reação aos medicamentos ou a super dosagem deles
  • O vírus em si atacando a pele

Para melhor determinar as causas e possíveis efeitos que podem ser causados por essas erupções na pele, a faculdade britânica uniu-se à Associação Britânica de Dermatologistas para criar um banco de imagens das lesões, o que possibilita comparar e estudar casos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress