Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Estado alerta para necessidade de se manter medidas de biossegurança

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Enquanto a vacina não chega, a população mato-grossense deve manter o distanciamento social visto que o protocolo de biossegurança ainda é a única medida eficaz de prevenção e controle da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O alerta foi feito, ontem (06), pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT).

Veja também: Quais são os riscos e efeitos colaterais da vacina contra covid-19?

Conforme divulgado nesta última quarta-feira (06) pelo DIÁRIO, devido as aglomerações registradas durante as comemorações de Natal e de fim de ano a tendência é de aumento dos casos da doença. Para desacelerar esse contágio, as autoridades públicas de saúde recomendam que as pessoas reforcem as medidas de biossegurança e distanciamento.

Siga nosso Instagram

“Temos observado um aumento gradual no número de casos e, por isso, não se deve abandonar as práticas de higiene. Continuamos vivendo um cenário de pandemia e o coronavírus não tirou férias. Fazemos o alerta para as pessoas que têm condições de ficar em casa que fiquem em casa, porque o distanciamento social ainda é a melhor forma de prevenção que existe em nosso país”, alerta a secretária adjunta Executiva da Ses-MT, Danielle Carmona.

Por meio da assessoria de imprensa, a secretária reforçou ainda que, caso a pessoa apresente sintomas, como febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse ou diarreia, após o contato com um grupo de pessoas durante as festas de fim de ano, a recomendação é o isolamento social e a busca pelo auxílio de um serviço de saúde. Nestes casos, será necessário realizar exames e seguir as recomendações do profissional médico.

O apelo também é feito pelo secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, Juliano Melo. “Devemos insistir em lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel 70%, usar máscara o tempo todo e, sobretudo, manter o distanciamento social. No Brasil, essa ainda é a única forma eficaz de prevenção à Covid-19”, enfatizou.

Caso seja confirmado o diagnóstico de coronavírus, é fundamental avisar as pessoas com as quais teve contato nos últimos cinco dias para que elas também procurem uma unidade de saúde e possivelmente façam o isolamento.

Ainda, por meio da assessoria, a Ses-MT destaca que o primeiro atendimento para os sintomas leves da doença na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é realizado na atenção básica, em unidades de pronto atendimento (UPAs), Programa Saúde da Família (PSF) e policlínicas.

Com o objetivo de auxiliar a atenção básica, que é uma atribuição das gestões municipais, o Estado colocou em funcionamento o Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá. A medida visa à detecção e o tratamento precoces do coronavírus como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

No local, são ofertadas consultas, testes e exames. Mediante recomendação médica, o paciente também tem medicamentos à sua disposição. O atendimento no Centro de Triagem ocorre de segunda a sexta-feira, com a distribuição de 500 senhas virtuais por meio deste link (http://triagem.mt.gov.br), e 400 senhas presenciais que são entregues das 6h às 6h45.

Para os casos graves, na rede estadual de saúde, algumas das referências no atendimento de casos graves de coronavírus, estão o Hospital Estadual Santa Casa, na Capital, e o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Dos 21 hospitais que ofertam 403 leitos de UTIs, 11 estão com ocupação de leitos acima dos 50%. Isso significa dizer que há 206 vagas disponíveis para adultos. Mas, na unidade regional de Sorriso (320 quilômetros de Cuiabá) a taxa atinge 100%. Na Santa Casa, na Capital, a 85%.

No geral, a ocupação das UTIs públicas está em 51,12% e em 25% para enfermarias. Até a tarde da terça-feira (05), Mato Grosso contabilizava 183.673 casos confirmados e 4.596 óbitos em decorrência do coronavírus. Do total, 5.237, em isolamento domiciliar e 173.069 recuperados. Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (41.520), Rondonópolis (12.961), Várzea Grande (12.719), Sinop (9.844), Sorriso (8.167), Tangará da Serra (7.864), Lucas do Rio Verde (7.606), Primavera do Leste (5.815), Cáceres (4.146) e Nova Mutum (3.834).

Fonte: Diário de Cuiabá 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress