Exclusivo: Farmarcas decola rumo aos R$ 10 bi de faturamento
Embarcamos na aeronave oficial da administradora e testemunhamos
um evento que representou muito mais que a inauguração de uma loja
por Leandro Luize em


Rumo aos R$ 10 bilhões de faturamento em 2025, a expansão da Farmarcas acelera na velocidade de uma aeronave. Mais precisamente de um Cessna Citation Excel, no qual a redação do Panorama Farmacêutico teve o privilégio de embarcar. Ao lado do presidente Edison Tamascia, decolamos no moderno bimotor executivo de Campinas (SP) para Paragominas (PA). De lá, outro avião de pequeno porte nos levou à Mãe do Rio, cidade interiorana ao leste do Pará. E nesse destino testemunhamos o evento que representou muito mais que uma simples inauguração.
Às 8h do dia 9 de agosto, a ensolarada manhã de sábado recepcionava a primeira farmácia associativista local sob a bandeira Maxi Popular. O clima caloroso estendeu-se à população, à espera da contagem regressiva que marcou a abertura do PDV, com direito a show de forró comandado por Marquinhos Pará. Assim que cortaram a fita, Tamascia e Lucas Olivo, proprietário da unidade, presenciaram a loja lotada, com consumidores ávidos por um mix diversificado e com condições especiais.
Em um raio de apenas três quarteirões, observamos outras quatro farmácias independentes e uma Pague Menos. Nada suficiente para Olivo e a Farmarcas desistirem do projeto de fincar bandeira no município. “Identificamos a força da marca Maxi Popular na região, o potencial de crescimento da cidade e, principalmente, a carência de uma farmácia completa. Vimos a oportunidade de unir nossa proposta de valor com uma demanda real da comunidade, e chegamos para somar”, destaca o empreendedor.
O otimismo pode ser facilmente explicado pela imponência da loja, que soma 190 m² de área de venda e 90 m² para espaço de apoio, exatamente em frente à feira livre municipal. O investimento totalizou R$ 2,2 milhões, sendo R$ 1 milhão destinado à estrutura física e R$ 1,2 milhão aplicados em estoque inicial.
A nova unidade também se diferencia por seu layout moderno, amplo e funcional, projetado para garantir uma experiência de compra fluida e confortável. Entre os destaques está a forte presença da categoria de suplementação esportiva, com um espaço exclusivo e bem sinalizado, além de um mix ajustado às demandas locais, com reforço em perfumaria, cuidados pessoais, linha infantil e medicamentos. A previsão é atender cerca de 11 mil clientes, com faturamento médio estimado em R$ 580 mil mensais.
Orgulhoso pela inauguração de seu 20º PDV, Olivo revelou o plano de abrir mais sete unidades até 2026. Embora administre quatro farmácias no Mato Grosso, sua bola da vez é mesmo o Pará – onde a Farmarcas cresceu 26% em receita no ano passado e detém impressionantes 22,5% de market share. O Estado concentrou 14% do faturamento do grupo em 2024.
Farmarcas reflete propósito de seu fundador
Com o mesmo entusiasmo do jovem empreendedor, o presidente da Farmarcas nem parecia estar na reta final de uma maratona. A semana de Edison Tamascia teve início com compromissos profissionais em Florianópolis (SC), passou por Brasília (DF) e Campinas (SP), de onde saiu às 3h30 do sábado rumo ao Pará.
O merecido descanso só viria por conta do Dia dos Pais, mas o empresário já experimentava o sentimento paterno em sua breve estada em Mãe do Rio. O time de diretores e colaboradores vestia camisetas com a imagem do fundador da Farmarcas e dizeres de boas-vindas. O pai do associativismo esbanjava simpatia, abraçando clientes e tirando fotos com os colaboradores, igualmente emocionados com aquele instante único.
Sua presença atraiu até mesmo outros empresários que integram o grupo, a exemplo de Fábio Rodrigues, sócio-diretor da Hiper Farma. A rede reúne 92 lojas nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí. “Sabemos o quão desafiador é abrir uma farmácia dessa magnitude nos confins do Brasil. Mas essa nova etapa da Maxi Popular só reforça a relevância do associativismo e o esforço que a Farmarcas empreende em nome do coletivo”, exalta.
Grupo já está no top 4 do varejo farmacêutico
O sucesso imediato da nova loja foi mais uma confirmação do bem-sucedido modelo de negócios concebido em 2012. Em apenas 13 anos, a administradora alçou a quarta posição no ranking do varejo farmacêutico nacional, ao atingir a receita de R$ 9,2 bilhões e avançar 18% – enquanto o setor como um todo evoluiu 11%.
Expansão acelerada da Farmarcas
(receita em bilhões de R$)

“Quando decidimos unir a força dos empresários brasileiros em torno do associativismo, tínhamos certeza de que seríamos imbatíveis. E podemos assistir ao resultado em cada um desses momentos. Hoje reunimos 12 redes e mais de 1.700 farmácias em todos os estados e no Distrito Federal, com um ciclo de crescimento sempre acima da média do mercado”, declara.
Sua intensa visita à Mãe do Rio guardou outra motivação. O Norte e o Nordeste estão entre os maiores alvos do plano de expansão. “São mercados potenciais. Nosso modelo permite que farmácias independentes tenham acesso a melhores condições comerciais, ferramentas de gestão e suporte estratégico. Isso fortalece a competitividade dos nossos associados, especialmente nas regiões onde as grandes redes ainda não chegaram”, ressalta. E assim o avião da Farmarcas segue em céu de brigadeiro.