Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Expansão da Vitamedic ganha reforço de R$ 65 milhões

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

EXPANSÃO DA VITAMEDICVitamedic, farmacêutica brasileira, farmacêutica, indústria farmacêutica
Foto: Divulgação

O plano de expansão da Vitamedic ganha corpo com um investimento de R$ 65 milhões previsto para este ano. A farmacêutica brasileira planeja avançar território e estar presente em mais de 90 mil drogarias do Brasil. Desse aporte, R$ 40 milhões estão destinados para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos.

Diretamente da linha de produção baseada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (GO), 22 medicamentos e suplementos já foram lançados desde janeiro. A previsão é ter 31 novos produtos no ano. O investimento é parte dos R$ 580 milhões empenhados pelo Grupo José Alves até 2025.

Controladora de 11 empresas atuantes em oito segmentos econômicos, a holding adquiriu a Vitamedic em 2015 atenta ao potencial da indústria farmacêutica brasileira – setor que movimentou R$ 211,5 bilhões em 2023, de acordo com a Close-Up International.

A aposta vem rendendo frutos. O faturamento cresceu 24% em relação a 2022. O portfólio de 86 produtos deve saltar para 247 até 2026. A farmacêutica já está entre as 30 maiores do país em venda de unidades e ocupa o terceiro lugar considerando apenas as categorias nas quais atua (mercado relevante em R$ PPP, segundo a IQVIA).

“Hoje ambicionamos alçar um novo patamar, com o objetivo especial de ampliar operações no eixo Sul-Sudeste e consolidar a bem-sucedida presença nos mercados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, ressalta o diretor superintendente Wilmar Oliveira (foto).

Expansão da Vitamedic passa por ampliação fabril

A Vitamedic elegeu duas estratégias para acelerar a concretização de seus planos.  A primeira medida vem sendo o aprimoramento das operações do parque fabril. Com a implementação de um sistema único e integrado de gestão, o laboratório viabilizou a redução de 34% dos custos anuais com embalagem e manutenção. “Em 2023, elevamos a capacidade de produção mensal de 6,9 milhões para 12,5 milhões de unidades. Queremos terminar este ano com a marca de 18 milhões”, projeta Oliveira.

Reforços no mercado

O segundo passo foi a profissionalização da farmacêutica com lideranças oriundas do mercado, responsáveis por conduzir 922 colaboradores às áreas industrial, regulatória, financeira, comercial, de marketing, supply chain e P&D.

“Na diretoria de pesquisa e desenvolvimento, temos equipes dedicadas a cada um dos três pilares que estabelecemos – novas formulações, atualização de registros e transferência de tecnologia. E o time comercial foi segmentado, com atendimentos exclusivos para redes de farmácias, distribuidoras de medicamentos e o associativismo, além do canal hospitalar”, exemplifica.

“Temos portfólio para estar nas prateleiras de 98 mil pontos de venda. Prova disso são marcas importantes como Lorasliv e Algy-Flanderil, líderes em alguns estados e que já contabilizam muita oportunidade de positivação em todas as regiões, tanto em farmácias independentes como em redes”, acrescenta.

A prioridade recai sobre os medicamentos genéricos e similares, que vêm apresentando aumento acima da média geral do mercado farmacêutico. Essa categoria responde por 31% do volume de negócios e terá como âncoras produtos como o genérico do antialérgico Allegra, o primeiro cloridrato de fexofenadina suspensão do mercado, e a marca Doralex, versão da Novalgina em três apresentações.

Outra novidade foi a incorporação de uma linha completa de suplementos vitamínicos e esportivos – a Trustfuel. Esses produtos serão o motor das recém-iniciadas vendas via e-commerce e buscam atender a um consumidor de perfil mais premium.

“A nova assinatura que adotamos a partir dessa reestruturação, intitulada Vitamedic – Amor pela Vida, ilustra o novo ciclo da Vitamedic. Queremos cuidar das pessoas em todas as fases da vida por meio do nosso portfólio”, finaliza o executivo.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!