FAR.ME consolida-se como principal opção para compra de medicamentos de uso contínuo
Por meio de assinatura mensal, plataforma faz envios recorrentes de remédios para pacientes com doenças crônicas
por Nicholas Line em


Promover a adesão ao tratamento, facilitando a rotina de quem usa medicamentos, gerando saúde e bem-estar por meio do acompanhamento farmacêutico. É com esse objetivo que surgiu a Far.me, primeira farmácia online de compra de medicamentos recorrentes no Brasil, que entrega os produtos de forma personalizada, facilitando a administração de remédios de uso contínuo.
Veja também: LGPD nas farmácias: adequação do setor às novas normas deve seguir algumas particularidades
Fundada em 2018 pelas farmacêuticas e empreendedoras Samilla Dornellas, Luciana Farnese e Marina Dias, a startup nasceu de um gargalo até então não atendido: a demanda de pessoas que usam múltiplos medicamentos contínuos diariamente. A empresa aposta no segmento de mercado composto por uma parcela significativa da população que faz uso diário de remédios, com horários controlados e doses específicas.
Siga nosso Instagram
‘Um dos pontos de atenção que identificamos é que, principalmente no caso de pacientes polimedicamentados, é difícil fazer o controle de estoque, uma vez que muitos remédios possuem nomes e embalagens parecidos. Além disso, a diferença entre os horários de administração contribui para o aumento das taxas de esquecimento, tendo como consequência um tratamento ineficiente’, afirma Samilla Dornellas, CEO na Far.me.
Funcionando como uma assinatura mensal de medicamentos, a Farm.me tem como principal missão oferecer um serviço individual e eficiente, uma vez que é desenvolvida uma caixa personalizada, com toda a medicação a ser administrada ao longo do mês. Nela os remédios são separados em sachês por dia, horário e dose, e na lateral de cada caixa é colocada a identificação completa do paciente, a prescrição médica, data de início e término, além de informações técnicas da farmácia.
Além disso, a empresa tem integração com ferramentas de prescrição digital, o possibilita que a equipe da Far.me tenha acesso ao histórico de remédios do paciente para auxiliar no acompanhamento farmacêutico do processo. Essa facilidade permite controle de ponta a ponta, desde a análise da prescrição, para identificar possíveis conflitos entre medicamentos, até tirar dúvidas sobre seus efeitos, como tomar, armazenamento e afins.
‘Isso também contribui para as taxas de eficiência dos tratamentos, uma vez que muitos pacientes sequer sabem o porquê de estarem sendo submetidos à uma determinada medicação. De posse de mais informações, e tendo uma equipe à disposição para tirar possíveis dúvidas, garantimos que essa pessoa entenda a importância de tomar o medicamento todos os dias’, complementa Samilla.
Atualmente a Far.me conta com operação em toda a Grande São Paulo (composta por 39 cidades) e na região metropolitana de Belo Horizonte, mas já tem planos de expandir o alcance das entregas para outras cidades.