fbpx
O maior canal de informação do setor

Farmacêutico bioquímico: capacitação e outras dúvidas

457

O farmacêutico bioquímico é um profissional que possui um vasto rol de atuação. Ele pode trabalhar no atendimento nas farmácias

O farmacêutico bioquímico é um profissional que possui um vasto rol de atuação. Ele pode trabalhar no atendimento nas farmácias, em laboratórios desenvolvendo medicamentos ou até mesmo com a vigilância sanitária.

Veja também: Cientistas usam enzima menos agressiva contra câncer de medula …

Outro nome comumente utilizado para a profissão de farmacêutico bioquímico é o de analista clínico. Faz parte da rotina desse profissional analisar amostras para verificar possíveis modificações em organismos. Outras atividades são avaliação de medicamentos, controle da produção e análise dos alimentos.

Siga nosso Instagram

O que um farmacêutico bioquímico pode fazer?

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF) um farmacêutico bioquímico pode atuar com as seguintes atividades:

  • Análise clínica em biologia molecular para micologia, parasitologia e microbiologia
  • Gestão laboratorial
  • Análises hematológicas e exames imunológicos, bioquímicos e citopatológicos
  • Gerência de qualidade
  • Assinatura e emissão de pareceres e laudos técnicos
  • Supervisão administrativa, técnica e operacional
  • Responsável técnico de todo laboratório ou de um setor específico

O que devo cursar para atuar na área?

Dentro da grade comum de um curso de graduação em farmácia, já são transmitidas as informações necessárias para se tornar um farmacêutico bioquímico. Apesar disso, a Resolução nº 04 de 1969 define que é necessária especialização em análises clínicas para se obter título na área.

De qualquer forma, cursos, workshops e atualizações são uma boa ferramenta para o profissional que deseja se destacar nesse mercado.

Remuneração de um farmacêutico bioquímico

Segundo dados dos portais Vagas e Catho, o piso salarial de um farmacêutico bioquímico varia entre R$ 2.800 a R$ 3.500. Os setores que mais demandam essa mão de obra são os de bioquímica e hematologia.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação