fbpx
O maior canal de informação do setor

A importância do farmacêutico hospitalar

458

Anvisa estende prazo de consulta pública sobre serviços farmacêuticos - farmacêutico hospitalarO farmacêutico hospitalar tem grande importância na recuperação dos pacientes  e na redução dos custos com medicamentos e produtos de saúde.

Sua atuação garante a qualidade de atendimento ao paciente em consulta ambulatorial ou internado. Entre as atribuições do farmacêutico hospitalar estão aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos e dos produtos de saúde. Garantir a qualidade destes produtos e seu descarte também são parte da sua atividade.

Siga nossa página no instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Em quais processos o farmacêutico hospitalar pode atuar?

Em um hospital, este profissional pode atuar em diversos processos.

Na logística do medicamento, sua principal atividade é homologar fornecedores. Ou seja, decidir quais marcas comprar e utilizar, além de receber, validar e checar o controle de temperatura para manter a conservação dos remédios que precisam se manter refrigerados.

Já a farmácia clínica demanda uma atuação multidisciplinar. Estes farmacêuticos interagem com enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Sua principal responsabilidade é fazer a análise técnica da prescrição médica. Quando este profissional detecta algum problema, como interações medicamentosas, dosagens incorretas e a possibilidade de que alguma droga possa alterar os resultados dos exames laboratoriais, deve alertar o médico ou alinhar com o enfermeiro o melhor horário para administração da droga. O seu papel é garantir a segurança dos pacientes, evitando medicamentos trocados. Em caso de reclamações de efeito colateral de algum medicamento, ele avalia o problema, realiza uma investigação e notifica a ANVISA.

Alguns hospitais especializados em tratamento de câncer possuem um laboratório de produção. Nele, os farmacêuticos realizam a análise técnica das prescrições e manipulam os medicamentos quimioterápicos de acordo com as especificações médicas de cada paciente.

Como se tornar farmacêutico hospitalar

O primeiro passo para se especializar é obter a graduação em Farmácia. Durante o curso, você pode fazer um estágio supervisionado em hospitais. Após a formação, é necessário um curso de especialização na área.

Além das competências técnico-científicas, os farmacêuticos precisam possuir outras habilidades. Normalmente, os hospitais procuram profissionais responsáveis, pró-ativos e com boa capacidade de comunicação, de liderança e de trabalho em equipe. Estar em constante atualização também é fundamental para conseguir e manter uma boa posição. Conhecimentos básicos de administração e competências para a implantação de farmácia clínica também são muito valorizados.

Fonte: Universidade Católica de Brasília

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/04/lucro-da-pague-menos-salta-380-no-primeiro-trimestre/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação