Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmacêuticos da CVS passam a prescrever o antiviral Paxlovid

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Antiviral Paxlovid
Foto: Divulgação CVS

 

Farmacêuticos das mais de 9 mil lojas da rede americana CVS podem avaliar clinicamente pacientes positivos para a covid-19 e, se elegíveis, prescrever o antiviral Paxlovid.

Em julho, a Food and Drug Administration (FDA) reconheceu as capacidades clínicas dos farmacêuticos e concedeu-lhes autoridade para avaliar pacientes com covid e prescrever o medicamento a pacientes clinicamente elegíveis.

Depois de avaliar a orientação da FDA e implementar os sistemas, políticas e treinamento necessários, a CVS agora oferece o serviço em 49 estados, Washington, DC e Porto Rico.

“Permitir que os farmacêuticos avaliem os pacientes e prescrevam Paxlovid quando clinicamente apropriado aumenta o acesso ao medicamento e reduz as barreiras aos cuidados e tratamento para aqueles que precisam”, afirma Prem Shah, vice-presidente executivo da CVS Health, e presidente e diretor de farmácia, CVS Pharmacy.

Acesso ao tratamento com o antiviral Paxlovid

Pacientes sintomáticos que testaram positivo para a covid-19 podem visitar o site da empresa ou o aplicativo CVS Pharmacy para buscar atendimento e possível tratamento por meio de uma avaliação por telefone com o farmacêutico local. Antes da avaliação clínica por um farmacêutico, os pacientes são solicitados a preencher uma série de perguntas de triagem online para determinar a elegibilidade e devem atestar que testaram positivo para a doença.

“Já estamos vendo que alguns pacientes podem acessar a agenda digital, agendar uma consulta, ser avaliados por um farmacêutico e receber a medicação em apenas algumas horas, o que é fundamental para que essa medicação seja eficaz”, afirma o executivo.

Para um farmacêutico prescrever Paxlovid, o paciente deve ter realizado alguns exames de sangue nos últimos 12 meses e deve fornecer documentação de suporte ou registros eletrônicos. Os farmacêuticos são obrigados a revisar os valores dos exames de sangue dos rins e do fígado de um paciente antes de prescrever o medicamento. Nem todas as avaliações do farmacêutico resultarão em uma receita.

Os dados fornecidos pelo paciente durante a triagem de elegibilidade, bem como as anotações da avaliação do farmacêutico, são armazenados com segurança no prontuário eletrônico do paciente e compartilhados com o prestador de cuidados primários, garantindo a continuidade do atendimento por toda a equipe de saúde do paciente.

A CVS também está oferecendo doses de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para adultos e crianças de cinco anos de idade ou mais. O imunizante oferece melhor proteção contra a variante ômicron e foi autorizada para uso como dose única de reforço pelo menos dois meses após a vacinação primária ou de reforço.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress