Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácia clínica: tire suas dúvidas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A farmácia clínica é a divisão que atua diretamente no cuidado ao paciente. Algumas das ações que podem ser desenvolvidas pelo profissional

A farmácia clínica é a divisão que atua diretamente no cuidado ao paciente. Algumas das ações que podem ser desenvolvidas pelo profissional que atua nessa área são o rastreio e prevenção de doenças.

Veja também: Pague Menos lucra R$ 96 milhões em 2020 e reverte prejuízo

Caso você seja um proprietário de drogaria que deseja implantar a farmácia clínica em seu PDV, ou um farmacêutico que deseja se especializar na área, leia essa matéria e tire suas dúvidas.

Siga nosso Instagram

O que é farmácia clínica?

A definição empregada pelo Conselho Federal de Farmácia para a farmácia clínica é “uma prática farmacêutica especializada, cuja a responsabilidade é assegurar o uso de medicamentos de forma apropriada e segura nos pacientes”.

A primeira vez que o termo farmácia clínica teria sido utilizado foi em 1960, nos Estados Unidos. A especialização teria como objetivo diminuir possíveis riscos causados pelo consumo de medicamentos.

No Brasil, esse segmento ganhou relevância entre as décadas de 1980 e 1990. Na época, o profissional da área atuava cuidando de todos os processos envolvidos na cadeia de medicamentos em hospitais.

Hoje em dia, a expressão mais clara da farmácia clínica em nosso dia a dia são as salas de assistência farmacêutica. As redes de farmácias que integram a Abrafarma contam com mais de 4,5 mil espaços do gênero em 1 mil cidades brasileiras, dedicados a serviços como testes de glicemia e medição de pressão arterial, vacinação, aplicação de injetáveis, testes rápidos da Covid-19, revisão medicamentosa e programa de orientação contra obesidade e tabagismo.

O profissional de farmácia clínica pode atuar tanto no PDV como em hospitais, ambulatórios e até mesmo fazer atendimentos em domicílio.

Como atuar na área?

O ideal para os farmacêuticos que desejam atuar em farmácia clínica é que cursem um pós-graduação na área. Apesar da especialização não ser obrigatória, ela abrirá caminhos no mercado de trabalho.

Mas é necessário ao menos treinamento para atuar nesse setor. São necessários conhecimentos sobre patologia e farmacologia. Também é desejável que o profissional tenha uma boa comunicação com os pacientes. A Abrafarma, inclusive, mantém o programa Assistência Farmacêutica Avançada, com dicas e informações preciosas para quem planeja ingressar ou crescer nessa nova era das farmácias.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress