Como uma farmácia mexicana, com um mascote que virou ícone da cultura pop, está revolucionando o sistema e o acesso à saúde no país? As mais de 9,9 mil lojas das Farmacias Similares, distribuídas pelo México, Chile e Colômbia, podem servir de inspiração para o varejo farmacêutico brasileiro na jornada para reter clientes e estimular a adesão aos tratamentos.
A farmácia é pop, mas não só pelos personagens lúdicos que ajudam a difundir sua gama de serviços. Além dos preços baixos, todos os pontos de venda contam com um consultório clínico cujo atendimento sai por menos de US$ 3 (R$ 16,93). O pai da ideia é um personagem icônico na história do país.
Farmacêutico, empresário e político, Víctor González Torres fundou a rede em 1997. Popularmente conhecido como Doutor Simi, ele tornou-se uma figura ainda mais reconhecida após sua candidatura frustrada à presidência, em 2006, devido a problemas com registro eleitoral.
Torres herdou de seu pai os Laboratórios Best, uma indústria farmacêutica que dependia da compra de medicamentos do Estado. Tinha licença para produzir genéricos, que correspondem a 90% dos fármacos no México. Ele decidiu vendê-los “75% mais baratos”, num país onde o medicamento médio custa o dobro em relação aos demais mercados da América Latina.
Em 2022, ele passou o comando da rede para seu filho, Victor González Herrera, que deu início a uma transformação para reposicionar a empresa, com um modelo de negócios que mescla acessibilidade com uma pitada de diversão. Em junho de 2023, a companhia inaugurou a primeira farmácia projetada para pessoas com deficiência, equipada com prateleiras mais baixas, corredores mais largos e entradas acessíveis. A unidade tornou-se um modelo para outros 19 PDVs.
Quando a farmácia mexicana encontrou a cultura pop
A farmácia mexicana tem no personagem Dr. Simi um dos símbolos da saúde no país. O personagem é um médico grisalho e bigodudo, que dança e posa para fotos em frente às lojas da rede desde o início das operações. No ano passado, o boneco de pelúcia ganhou ainda mais fama ao ser arremessado em shows de artistas como Lady Gaga, Justin Bieber, Dua Lipa, Adele, Taylor Swift e Harry Styles. E o que começou como uma moda passageira no México virou um ícone global.
O interesse pelo Dr. Simi levou a varejista a iniciar uma escala de produção dos bonecos de pelúcia, cuja fábrica emprega, em grande parte, pessoas com deficiência. Em setembro do ano passado, as Farmácias Similares inauguraram a Similandia na Cidade do México, uma espécie de parque que promete uma experiência imersiva do personagem para crianças e adultos. O complexo comercializa mais de 70 versões do Dr. Simi, além de produtos básicos de farmácia. E também conta com uma clínica de atendimento de urgência.
Com informações da BBC e Fast Company