Pelo menos duas redes de farmácias de Curitiba estão fazendo testes particulares para diagnosticar o novo coronavírus. Feitos de forma muito rápida, os exames levam aproximadamente 20 minutos para detectar se a pessoa está ou não contaminada. Apesar disso, o exame é indicado apenas para pessoas que estiverem com sintomas há cinco dias ou mais.
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
Liberado temporariamente pela Anvisa desde 28 de abril, o teste não é obrigatório para todas as farmácias. Em Curitiba, as unidades estão fazendo exames no estilo drive-thru, para evitar que as pessoas saiam do carro. O preço do teste rápido para o novo coronavírus pode variar de R$ 180 a R$ 299.
Na Nissei, o teste de coronavírus é feito na loja do Alto da XV, na Rua Marechal Deodoro, 2550. Por lá, o preço é de R$ 180, mas as pessoas precisam agendar horário para o atendimento, que é feito no sistema drive-thru, no estacionamento da farmácia.
A farmácia Morifarma também está testando as pessoas para o novo coronavírus. Os exames são feitos na unidade da Avenida Nossa Senhora Aparecida, 459, no bairro Seminário, e custam R$ 299,99. Para fazer o teste, a pessoa também precisa fazer agendamento e é atendida no carro.
O exame rápido que detecta a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, é indicado às pessoas que estejam há cinco dias ou mais com sintomas. Isso acontece porque o exame constata a doença a partir da presença de anticorpos do novo coronavírus no organismo, por isso, pode até apresentar falso negativo se feito antes deste período.
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/09/americanos-poderao-fazer-teste-de-covid-19-nas-farmacias/
A coleta do exame é feita da mesma forma que outros testes rápidos, como de diabetes e HIV, por meio de gotas de sangue. Apesar disso, antes de coletar o sangue da pessoa o farmacêutico precisa avaliar se o paciente realmente precisa fazer o exame, conforme orientação do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Em menos de 20 minutos o teste indica o resultado, que é enviado direto ao cliente por e-mail ou por celular, via SMS.
Fonte: Ric Mais