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Farmácias devem planejar estoque de itens de inverno

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Farmácias

As farmácias precisam se preparar para abastecer seus estoques de  medicamentos para gripes e resfriados. É o que alerta o vice-presidente Latam da Close-Up, Paulo Paiva, em sua apresentação no terceiro dia do Conexão Farma.

O executivo elencou as oportunidades, perspectivas e tendências para o setor farmacêutico em 2024. “Neste inverno pós-pandemia, as pessoas estarão mais expostas aos agentes infecciosos, o que acarretará um aumento da procura por medicamentos relacionados ao frio”, explica.

Confira os principais insights para as farmácias em 2024

  • Medicamentos de prescrição perdem relevância em unidades e valores no período previsto.
  • Não medicamentos é a categoria de maior ganho de relevância tanto em unidade quanto em valores.
  • Após o descolamento no período de pandemia 2020-2022 o mercado voltou em 2023 a se aproximar da linha de tendência observada antes da Covid-19.

“Essa aparente “estagnação” do varejo em 2023 provavelmente não será observada em 2024-2027, com o mercado apontando crescimentos no patamar de 5% ao ano em volume”, ressalta Paiva.

  • Trade perde cada vez mais participação no mercado de medicamentos com prescrições.
  • Poucas inovações em medicamentos de prescrição com foco em varejo.
  • Genéricos ganhando participação em valores e unidades.
  • Medicamentos para diabetes e obesidade (Wegovy e Mounjaro) puxando o aumento de valores dos exclusivos.

Desempenho do mercado farmacêutico

O mercado farmacêutico brasileiro cresceu 15,2% em valores e 2,6% em unidades no último MAT referente a janeiro de 2024. Todos os canais apresentaram crescimento acima de 10% em valores.

Quando se analisa a abertura por tipo de mercado, os medicamentos de prescrição apresentaram a maior evolução em valores. Por outro lado, o MIPs, apesar de apresentarem queda em volume, tiveram uma leve evolução em valores.

  • No canal farmácia, o destaque é o segmento de não medicamentos, com crescimento de 15,3% e penetração positiva.
  • Preço foi o principal driver de crescimento para todos os tipos de produtos, destaque para os lançamentos.
  • Nas farmácias, todos os subcanais apresentaram crescimento em valores. Quando se olha para volume, pequenas e médias redes apresentaram queda.

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