As farmácias precisam se preparar para abastecer seus estoques de medicamentos para gripes e resfriados. É o que alerta o vice-presidente Latam da Close-Up, Paulo Paiva, em sua apresentação no terceiro dia do Conexão Farma.
O executivo elencou as oportunidades, perspectivas e tendências para o setor farmacêutico em 2024. “Neste inverno pós-pandemia, as pessoas estarão mais expostas aos agentes infecciosos, o que acarretará um aumento da procura por medicamentos relacionados ao frio”, explica.
Confira os principais insights para as farmácias em 2024
- Medicamentos de prescrição perdem relevância em unidades e valores no período previsto.
- Não medicamentos é a categoria de maior ganho de relevância tanto em unidade quanto em valores.
- Após o descolamento no período de pandemia 2020-2022 o mercado voltou em 2023 a se aproximar da linha de tendência observada antes da Covid-19.
“Essa aparente “estagnação” do varejo em 2023 provavelmente não será observada em 2024-2027, com o mercado apontando crescimentos no patamar de 5% ao ano em volume”, ressalta Paiva.
- Trade perde cada vez mais participação no mercado de medicamentos com prescrições.
- Poucas inovações em medicamentos de prescrição com foco em varejo.
- Genéricos ganhando participação em valores e unidades.
- Medicamentos para diabetes e obesidade (Wegovy e Mounjaro) puxando o aumento de valores dos exclusivos.
Desempenho do mercado farmacêutico
O mercado farmacêutico brasileiro cresceu 15,2% em valores e 2,6% em unidades no último MAT referente a janeiro de 2024. Todos os canais apresentaram crescimento acima de 10% em valores.
Quando se analisa a abertura por tipo de mercado, os medicamentos de prescrição apresentaram a maior evolução em valores. Por outro lado, o MIPs, apesar de apresentarem queda em volume, tiveram uma leve evolução em valores.
- No canal farmácia, o destaque é o segmento de não medicamentos, com crescimento de 15,3% e penetração positiva.
- Preço foi o principal driver de crescimento para todos os tipos de produtos, destaque para os lançamentos.
- Nas farmácias, todos os subcanais apresentaram crescimento em valores. Quando se olha para volume, pequenas e médias redes apresentaram queda.