As farmácias da Abrafad confirmam a ascensão do associativismo como estratégia para sustentar pequenos e médios PDVs. As 28 redes que integram o grupo tiveram crescimento de 11,3% nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo intervalo anterior.
O desempenho superou o avanço geral de 9,5% do mercado farmacêutico no período, de acordo com indicadores da IQVIA. A performance levou a associação ao faturamento recorde de R$ 6,7 bilhões. Caso fosse uma rede de farmácias, o resultado a posicionaria no top 4 do varejo farmacêutico, atrás somente das gigantes RDSaúde, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos.
Considerando a evolução em dois anos, a alta foi de 34%. Um crescimento substancial para o projeto que teve início em 2017 a partir da união de forças de três varejistas – Melhor Compra, Rede Soma Drogarias e Universal Farma, que administravam 973 PDVs com receita de R$ 817 milhões. Hoje a Abrafad detém 3,3% de market share.
Farmácias da Abrafad e evolução no faturamento
(em bilhões de R$)
Ao todo são 5.087 farmácias da Abrafad, que atuam em 20 estados e comercializaram 302 milhões de unidades entre março de 2023 e fevereiro deste ano. Essa capilaridade representa 5,5% do volume de PDVs do setor.
“Conseguimos manter os índices de crescimento mesmo em um cenário de oscilação no varejo farmacêutico, o que ratifica a relevância do associativismo como recurso para impulsionar as operações do varejo farmacêutico regional”, observa o diretor executivo Nilson Ribeiro.
“No nosso caso, vale destacar a presença em regiões como Norte e Nordeste, onde a participação de mercado soma 3,5% e 4,5%, respectivamente”, complementa.
Farmácias da Abrafad enxergam lacunas para acelerar crescimento
Do incremento percentual de 11,3% das farmácias da Abrafad, 53% foi resultante da abertura de novas lojas. No intervalo de 24 meses, apenas sete de cada 100 unidades inauguradas fecharam as portas, contra 37% da média do mercado.
Esse indicador, na visão de Ribeiro, sinaliza um horizonte para acelerar a consolidação do grupo. “Temos condições para crescer também com mix e volume. Essas duas variáveis tendem a potencializar a venda média por loja, que ainda está ligeiramente abaixo do índice das redes de médio porte”, argumenta o dirigente.
Associação projeta recorde em encontro de negócios
Para ganhar escala, a associação redobra a aposta no seu Encontro de Negócios e Relacionamento, que já terá a sexta edição nos próximos dias 8 e 9 de maio.
“O evento vem se firmando como um ponto estratégico de conexão entre as farmácias associativistas e a indústria, com 18 horas de duração e a audiência recorde de 44 fabricantes de medicamentos, produtos de HPC e provedores de serviços para o varejo”, finaliza.