FARMÁCIAS GLÓRIA: Com quase 50 anos de atuação, empresa familiar se mostra cada vez mais sólida

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

As Farmácias Glória nasceram em 1972. José Mazzuti, então bancário e residindo em Caxias do Sul por conta da profissão, adquiriu um pequeno estabelecimento farmacêutico em Carazinho. Com a esposa Rosa e as duas filhas mais velhas, Mônica e Marisol, ele retornou para a cidade natal para se dedicar ao novo negócio. Era a primeira farmácia da cidade e continua sendo o ponto mais antigo da cidade neste ramo. É onde funciona a matriz da rede, na Avenida Flores da Cunha, 2655, próximo da Somel. “Morávamos atrás da farmácia e o pai tocando o negócio sempre com muito esforço. No ramo ele era novo, mas por conta do fato de ter sido bancário, tinha grande experiência na área contábil e financeira”, conta Marisol Mazzutti, que tinha apenas 17 dias de vida quando a família retornou a Carazinho.

Veja também: Grupo DI inaugura Drogaria Discover no Shops Jardins em São Paulo

José Mazzutti atendia clientes até fora do horário comercial. Se alguém precisasse de medicamentos era só tocar a campainha que o empresário abria. As dificuldades enfrentadas não eram poucas. Até para fazer uma fachada nova para a loja foi necessário contrair financiamento, mas o patriarca nunca esmoreceu.

Siga nosso Instagram

Aos poucos as filiais foram abrindo. A primeira filial foi instalada no bairro Glória, em um prédio bastante antigo, em frente ao Supermercado Coqueiros. Atualmente a rede reinaugurou a unidade em um local bem amplo, na mesma quadra. No bairro Borghetti surgiu a terceira farmácia. A quarta foi aberta ao lado do Hotel San Remo, no centro.

Toda evolução da empresa sempre foi acompanhada por Marisol, que desde cedo se identificou com o negócio e tinha boa abertura com o pai. Escolheu a graduação de Administração justamente para seguir os passos de Mazzutti.

Na Avenida Pátria, as Farmácias Glória instalaram a quinta unidade, diante da percepção da necessidade de um negócio deste ramo naquela região da cidade, onde a maioria dos profissionais de saúde mantém clínicas e onde está localizado o Hospital. O terreno foi adquirido pela empresa e o prédio construído com financiamento bancário. Não demorou muito para que a sexta loja fosse aberta, em frente à Praça Albino Hillebrand.

Depois vieram as filiais em frente à Delegacia de Polícia, a Farmácias Associadas da Avenida Pátria. A mais nova, que funciona há cerca de 4 anos, fica na Avenida Flores da Cunha, na entrada da Gare. São nove farmácias, além de uma de manipulação.

Sucessão familiar

Em 2013 José Mazzutti realizou a sucessão do negócio, passando a empresa para os quatro filhos: Mônica, Marisol, Márcia e Mauro. “O pai sempre foi muito aberto e sempre oportunizou que nós participássemos. Eu já trabalhava na empresa com o apoio e a confiança de toda família no meu trabalho, assim como dos colaboradores. Quando ele resolveu a sucessão, passar tudo para os filhos foi algo muito natural”, diz ela.

Marisol é responsável pela administração e conta com a ajuda direta da irmã Mônica. Márcia, que é advogada, atua na área jurídica, o que é imprescindível para o ramo, uma vez que a legislação da área muda constantemente e o nível de exigência é grande. O caçula Maura é farmacêutico e também incumbido pela divulgação, organização de eventos e a relação com os meios de comunicação.

José Mazzutti segue acompanhando tudo de perto. Comparece na sede administrativa todas as manhãs e ao lado do genro Andrei Bratz, esposo de Marisol, atua na área financeira. “Estamos muito à vontade na empresa, mas sempre que temos dúvidas, recorremos ao pai e contamos com a experiência dele”, pontua.

Valorização dos colaboradores

As Farmácias Glórias entendem que os colaboradores são peças chave para o crescimento da empresa. Por isso aposta em programas de valorização. São reconhecidos pela passagem de datas marcantes como aniversário de tempo de empresa. As atividades são desenvolvidas por uma psicóloga que promove também encontros de trocas de experiências e de formação. O “Café com o RH” é um dos programas desenvolvidos onde são tratados diversos temas relevantes e desenvolve os valores e as missões da empresa.

Os colaboradores participam também de cursos de qualificação, vários dentro das próprias farmácias. Atualmente 110 pessoas trabalham na rede.

Farmácias Associadas

Em 2005, quando a direção percebeu que farmácias independentes perdiam força, nasceu a parceria com as Farmácias Associadas, a maior rede associativista do Brasil, com mais de 1700 unidades. A partir de então, as Farmácias Glória passaram a contar com uma ampla estrutura que fortaleceu a empresa, desde marketing, passando pela área comercial, com consultorias em vários segmentos do ramo, o que garante mais solidez, conforme Marisol.

A relação com o Diário

Conforme Marisol, a parceira com o Diário e tão antiga quanto a história do jornal em Carazinho. “Ele está inserido no dia a dia do carazinhense, tendo o papel importante de transmitir com fidelidade tudo o que acontece em Carazinho e na região. Nossa parceria é longa e duradoura, mesmo passando por diversas inovações o jornal continua nos prestando grande apoio. Acho que o Diário oferece credibilidade para a nossa empresa quando fazendo divulgação”, avalia.

Fonte: Diário do Amanhã

Notícias Relacionadas